Hiperrealismo de Maciel Pinheiro está aberto ao público

04/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Versatilidade, talento, técnica elaborada e muito amor pela arte permeiam a trajetória artística de Maciel Pinheiro. Desenhista nato, com uma forte inclinação para a pintura, Maciel dedicou-se à produção realista, alcançando a estonteante técnica do hiperrealismo. Em homenagem à sua produção e relevante habilidade, amigos e familiares organizaram a Exposição Perfil e Arte, na Galeria do SESC, em memória a vida e obra do artista. Na abertura da mostra, realizada nesta quarta (4), muita beleza e emoção dos amigos e familiares.

 
Buscando o domínio da representação figurativa e explorando vários temas e técnicas, Maciel Pinheiro representa uma arte acadêmica, bastante abandonada no cenário artístico atual. Mas, segundo João Carlos Pimentel, amigo e também artista, esse tipo de produção que ele intitulava de “arte de verdade”. “Maciel gostava de experimentar, produzindo séries de um mesmo objeto sob vários ângulos e formas. Perfeccionista, ele buscava todos os meios e tecnologia possíveis para alcançar o resultado desejado”, conta João Carlos.
 
 
Com talento reconhecido desde a educação básica, quando já demonstrava com clareza a sua vocação, Maciel desenvolveu seu marcante trabalho utilizando tinta guache, lápis sobre canson e óleo em tela. “Para pintar com o guache tem que ter muita habilidade. Estou surpreso com a criatividade, leveza e riqueza do trabalho. O talento dele multiplica as nossas ideias”, afirma Edi Bruzaca, um dos princiapis expoentes do graffiti maranhense.
 
 Apesar de ser um artista reservado, Maciel Pinheiro já estava se preparando para realizar uma exposição antes da sua morte precoce. “Essa mostra é o seu próprio pensamento, suas ideias expostas para quem não conheceu a sua genialidade”, explica Mousângela Pinheiro, irmã do homenageado.
 
Vizinho do artista, Antonio Carvalho é retratado em duas peças da mostra. Ele conta que os quadros fazem parte do trabalho sobre a violência urbana idealizado por Maciel. No primeiro, ele aparece sorridente, enquanto no segundo está baleado e desacordado. “Sinto-me privilegiado por fazer parte desse inestimável acervo, mas triste por não compartilhamos mais da sua presença e incrível capacidade de captação da realidade”, revela Antônio.
 
A técnica de enfermagem Joana Portela ficou impressionada com a qualidade das obras. “Simplesmente perfeito! Não o conhecia e nem tinha noção da magnitude da sua produção. Realmente um orgulho para nós maranhenses” afirma.
 
A exposição Perfil e Arte fica aberta ao público até o dia 13 de julho, das 8h às 17h30, na Galeria de Arte do SESC. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas por meio do telefone (98) 3216 3830.