Saúde em pauta: Luta contra as Hepatites

05/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Para manter a saúde, a prevenção é o principal caminho. Buscando amenizar os principais problemas que atingem a população, o SESC realiza ações educativas, por meio da Campanha Semeando Saúde, que inclui ações de cunho educativo e preventivo por meio de palestras, oficinas, orientações e disponibilização de informativos educativos. No mês de julho, as atividades no SESC Deodoro são alusivas principalmente ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, com ações agendadas para os dias 25, 26, 30 e 31 de julho.

 
Os comerciários e usuários do SESC Deodoro recebem informações e dicas de saúde a respeito de temas variados sempre das 10 às 14 horas. Em julho, uma das orientações ministradas pelo Semeando Saúde é sobre como evitar as hepatites, que atingem bilhões de pessoas em todo o mundo. Até o momento, os especialistas já detectaram seis tipos, denominadas pelas letras A, B, C, D, E e G, mas apenas os tipos A e B podem ser prevenidas com vacina.
 
Geisa Cutrim, coordenadora do projeto, afirma que iniciativas educacionais como essa auxiliam na diminuição dos altos índices de pessoas infectadas por doenças que podem ser facilmente evitadas. “São medidas simples, mas necessárias. Pequenas mudanças são um grande passo rumo à preservação da vida”, defende.
 
A partir da campanha Semeando Saúde, o SESC visa disseminar práticas que promovem uma melhor qualidade de vida e trabalhar junto às comunidades o conceito de prevenção.