Inscrições abertas para o Prêmio SESC de Literatura 2012/2013

16/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são os propósitos do Prêmio SESC  de Literatura. Lançado pelo SESC em 2003, o concurso já se configura como uma das maiores vitrines culturais do país e este ano objetiva premiar textos inéditos nas categorias conto e romance. Os candidatos podem inscrever uma produção em cada categoria por meio do site do Prêmio SESC até o dia 30 de setembro.        

O Prêmio SESC de Literatura é destinado ao público adulto. Os textos devem ser escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. A obra enviada deverá ter entre 130 e 400 páginas, caso seja romance, e entre 70 e 200 páginas, caso seja um livro de contos.
Os concorrentes não podem ter nenhum livro publicado na categoria. As composições devem ser inéditas e é permitida a inscrição de obra que esteja com até 25% da sua extensão disponibilizada na internet.
O Prêmio SESC de Literatura busca identificar obras que possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além da divulgação, o concurso também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes, uma vez que os livros vencedores serão publicados pela editora Record e distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do SESC e SENAC do país.
 
        O concurso literário, além de cumprir um importante papel na área de cultura, proporciona uma renovação no panorama editorial brasileiro. O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares, além de ter direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização em livrarias.
 
As inscrições para o Prêmio SESC de literatura 2012/2013 são gratuitas. Para obter mais informações ou se inscrever, basta acessar o site http://www.sesc.com.br/premiosesc.