SESC alerta para o risco do câncer de pele

16/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 As férias chegaram e com ela a vontade de esquecer um pouco da rotina de trabalho, relaxar e aproveitar os dias de folga. Nesse período, é muito importante que as pessoas tenham cuidado redobrado com a saúde. Realizando campanhas de saúde mensais, em julho o SESC Semeando Saúde está com uma intensa programação. A sua primeira ação visa alertar para os perigos do câncer de pele e acontece nesta terça e quarta (17 e 18), no SESC Deodoro e SESC Saúde.

O câncer de pele é o tipo de tumor maligno mais comum no Brasil. Disponibilizando informação sobre sintomas, formas de prevenção e diagnóstico precoce, além de sache com protetor solar, os profissionais de saúde do SESC chamam a atenção dos ludovicenses para essa grave doença nos dias 17 e 18 de julho. Nos dois dias, das 8 às 10 horas a ação acontece na recepção do SESC Saúde e das 11 às 14 horas, na Área de Vivência do SESC Deodoro.
Segundo, a coordenadora do projeto, Geisa Cutrim, nas férias muitas pessoas aproveitam para viajar, se divertir e praticar atividades físicas que exigem horas de exposição ao sol, o que aumenta o risco do câncer de pele.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 520 mil casos novos da doença são esperados para este ano. Os grupos de maior risco são aqueles que possuem pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros, além daqueles que já sofreram queimaduras solares.
A partir do Semeando Saúde, o SESC visa disseminar práticas que promovem uma melhor qualidade de vida e trabalhar junto às comunidades o conceito de prevenção. Em julho, a campanha ainda alerta sobre o H1N1 (24 e 25), os Acidentes de Trabalho (27) e Hepatites (30 e 31).
 
PROGRAMAÇÃO
Dia 17 e 18 de julho – Câncer de Pele (SESC Saúde – 8 às 10 horas e SESC Deodoro – 11 às 14 horas)  
Dias 24 e 25 de julho – H1N1 (SESC Saúde – 8 às 10 horas e SESC Deodoro – 11 às 14 horas)  
Dia 27 de julho – Alusivo ao Dia Nacional de Prevenção ao Acidente do Trabalho (SESC Deodoro – 11 às 14 horas)
Dia 30 e 31 de julho – Hepatites (SESC Saúde – 8 às 10 horas e SESC Deodoro – 11 às 14 horas)