Abertura do Brincando nas Férias com muita brincadeira e diversão

18/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A alegria tomou conta do SESC Turismo, nesta terça-feira, dia 17, na abertura do projeto Brincando nas Férias, realizado pelo SESC. Divididos por faixa etária, 200 crianças com idade entre 6 e 10 anos, acordaram cedo para aproveitar ao máximo a semana de brincadeiras na colônia de férias do SESC.

 

Na abertura do projeto, a diretora de Programas Sociais, Regina Soeiro, deu a boas vindas ao colonianos e falou sobre o cunho educativo do projeto, que este ano tem como tema “Brincando nas Olimpíadas” – “queremos agradecer a todos que estão presentes, pais, monitores, e ressaltar que mais do que um local de brincadeiras, na colônia de férias do SESC as crianças também aprendem princípios importantes como respeito, sociabilidade e o espírito de coletividade, princípios que levarão por toda a vida”.

 

Demonstrando todo o entusiasmo, as equipes fizeram questão de cantar seu grito de guerra. Os pequeninos fizeram ainda um juramento, onde se comprometeram a respeitar os colegas e sobretudo se divertir até cansar. Mas antes de começar as brincadeiras, as crianças renovaram as energias com um lanche.

 

Diversas estações recreativas foram espalhadas pelo SESC Turismo, com atividades como futebol de salão, tirolesa, atletismo, ginástica, e banho de piscina. Marcos Antonio Bezerra Junior, de 10 anos, pela primeira vez no Brincando nas Férias, não escondia a animação – “quero brincar muito e fazer muitos amigos”. Compartilhando a mesma opinião, Daniella Raposo Cantanhede, de 8 anos, que há 3 anos já participa da colônia de férias do SESC – “eu gosto das brincadeiras, de estar com minhas amigas, todos os anos peço para minha mãe me inscrever aqui”.

 

Para o coordenador do projeto Brincando nas Férias, Ricardo Matos, a colônia de férias é a oportunidade das crianças ocuparam seu tempo livre, além de estarem em contato com outras crianças – “aqui trabalhamos diversos elementos como a esportividade, a cooperação, respeito, inclusão social, contribuindo para o desenvolvimento da sociabilidade entre as crianças”.

 

A nutrição, também é uma das preocupações do SESC. Nesse sentido, toda a alimentação da criançada tem o acompanhamento de uma nutricionista. No cardápio, muitas frutas e verduras ajudam a dar a energia necessária para um intenso dia de atividades. “Até mesmo nas sobremesas temos a preocupação de sempre inserir uma fruta, que oferecem mais vitaminas e minerais, ideal para a criançada que passa o dia brincando”, diz a nutricionista Elaine Teixeira.

 

Um dos destaques entre as brincadeiras foi o futebol de sabão. Meninos e meninas aguardavam ansiosos para entrar na quadra inflável e se divertir entre espumas e bolhas de sabão. A tirolesa, também fez sucesso entre a criançada, que mostrou muita disposição para os esportes radicais.

 

Para os pais o melhor presente é ver a alegria dos filhos se divertindo. Segundo Rosedaura de Lima, 40 anos, mãe de Luis Fernando de 9 anos e de Pedro Lucas de 6 anos é muito gratificante trazer seus filhos para o Brincando nas Férias. “Pelo 4º ano trago o mais velho para a colônia de férias do SESC e agora estou trazendo meu caçula. Há 19 anos sou comerciária e sempre visitei o SESC, faço questão de trazer meus filhos pelos excelentes serviços que o SESC oferece”, conta.
 
A primeira etapa do Brincando nas Férias em São Luis, acontece até o sábado, dia 21. A segunda etapa acontece de 24 a 28 de julho. Em Caxias o projeto acontece de 23 a 27 de julho e em Itapecuru Mirim, a primeira etapa do projeto iniciou nesta terça-feira, 17, indo até a sexta-feira, dia 20 e a segunda etapa vai de 24 a 27 de julho.