Colônia de Férias do SESC Caxias está com inscrições abertas até esta sexta

18/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 As férias chegaram e vieram acompanhadas de muita alegria e animação. Pensando na diversão da criançada, o SESC Caxias promove entre os dias 23 e 27 de julho o projeto Brincando nas Férias, com o tema “Passeio pela História do Brincar”. O projeto é destinado a crianças de 6 a 12 anos de idade que tenham a carteira do SESC atualizada. Com 150 vagas disponíveis, as inscrições podem ser realizadas na Central de Atendimento do SESC Caxias, das 8h às 18h horas, até o dia 20 de julho.

Durante os dias 23 e 25 de julho, o Brincando nas Férias acontece das 7h às 11h50. Já no dia 26, as atividades se estendem até 13h da tarde. As 150 crianças participantes serão divididas em cinco equipes, representadas pelas cores: vermelho, amarelo, laranja, verde e cinza. Na agitada agenda, desfile, aula de ginástica e alongamento, caça ao tesouro, gincanas, jogos, corridas, piscina e oficinas de reciclagem, circense, de pipas, de argila, de capoeira e de brinquedo popular, todas relacionadas ao universo do brincar, além do tradicional passeio recreativo pela cidade de Teresina que acontece dia 27 de julho.
  Na abertura (23), as crianças recebem a camisa com a cor do seu grupo. Puxando a programação, um desfile pelas principais ruas da cidade, com a animação de palhaços da Escola de Circo e da Banda de Música Municipal, marcado para as 8 horas. Na sequência, show circense e a arte dos palhaços, malabaristas e outros profissionais do circo na Oficina Circense.
Nos dias 24 e 25, a diversão começa cedo em Caxias. No Clube da Comunidade, as crianças se preparam para a maratona de atividades com uma empolgante aula de ginástica e alongamento. Durante a manhã, muitas atividades recreativas, esportivas e de integração, que se encerram com o tão esperado banho de piscina.
A programação do dia 26 tem foco na educação. Após aquecimento dos pequenos com divertidas dinâmicas, elas aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente, confeccionam brinquedos com materiais recicláveis e pipas, descobrem seu artista interior experimentando a arte com argila e ainda tem contato com a instigante técnica da capoeira.
E no último dia dessa diversificada agenda de férias (27), as crianças visitam os principais pontos turísticos da cidade, como o museu de Teresina, o Teatro Quatro de Setembro, SESC Ilhotas, o 25º Batalhão de Caçadores, além de um passeio pelo Teresina Shopping. A saída para Teresina acontece às 05h40 e o retorno está previsto para as 18h.
Segundo Amarildo França, técnico responsável pelo Brincado nas Férias em Caxias, além de proporcionar lazer por meio de brincadeiras saudáveis, o projeto tem o objetivo de desenvolver o espírito de cooperação, coletividade e afetividade nas crianças.