SESC Ciência apresenta experimentos na SBPC Jovem

20/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 

Unindo pesquisa e incentivo do gosto pela ciência, a 64°SBPC movimenta o cenário maranhense entre os dias 22 e 27 de julho, no Campus do Bacanga, na UFMA. Com o tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza, o evento conta com uma extensa programação, que inclui oficinas, palestras, mostras, apresentações de trabalhos científicos, filmes além da presença do vencedor do Prêmio Nobel de Química do ano passado, o israelense Daniel Shechtman. No espaço jovem, o SESC participa com experimentos científicos nas áreas de eletricidade, óptica e mecânica, no Colégio Universitário (Colun), das 8 às 18 horas. O SESC vai disponibilizar ainda um espaço para leitura e lazer dos visitantes, com a unidade móvel BiblioSESC.
 
Com diversos núcleos de atuação, a SBPC Jovem ganha força nesta edição com uma intensa agenda de atividades para crianças e adolescentes. Um dos destaques do segmento é o projeto SESC Ciência Experimentos Científicos, produto da Gerência de Educação e Ação Social – GEA do Departamento Nacional da instituição, aberto ao público na sala 16 do Colun. Levando os experimentos Bolha de Sabão, Ilusão de Óptica, Ponte em Arco, Gerador de Van Graaff e Estação Astronauta, o SESC promete aproximar a ciência da escola, demonstrando que o conhecimento científico permeia nossa rotina.
 
Para quem aprecia uma boa leitura, o caminhão volante do BiblioSESC estará instalado na Praça da Ciência, em frente ao Colégio Universitário, com obras literárias, jornais e periódicos para todos os tipos de leitores, além de sessões de contação de história. Para tornar a visita ainda mais divertida, o BiblioSESC oferece pintura facial, todos os dias, das 9 às 11horas e das 15 às 17 horas.
 
A SBPC Jovem acontece desde 1993 e tem o objetivo de envolver as crianças e adolescentes com a pesquisa científica. A programação é direcionada aos estudantes do ensino básico e profissionalizante, mas está aberta ao público em geral de 23 a 27 de julho, com exceção das oficinas.
 
 
CONHECIMENTOS FÍSICOS APLICAVÉIS
 
Trabalhando a observação, curiosidade e experimentação, as mostras científicas do SESC desnudam as seguintes teorias:
 
Ilusão de Óptica – As ilusões de óptica podem surgir naturalmente ou serem criadas por astúcias visuais específicas. Elemento bastante recorrente nas artes, sua utilização refere-se principalmente ao ensino da Biologia, Matemática e da Física, sendo que este último auxilia os estudantes no desenvolvimento dos processos de observação, comunicação, controle de variáveis, formulação de hipóteses, coleta e interpretação de dados.
Pontes em Arcos O arco é uma forma estável que funciona por meio de compressão. As pontes são frutos dessa teoria, tendo como principais representantes as construções romanas. A lendária Ponte de Londres, uma das mais relevantes heranças desse conhecimento, era uma fortaleza e foi a única ponte sobre o rio Tâmisa que durou 600 anos.
Bolha de Sabão – A bolha de sabão é resultado do equilíbrio da tensão superficial da água ao ser combinada com o sabão. Por meio da sua estrutura, é possível analisar os efeitos da variação de temperatura, união de superfícies e interferência da luz na cor dos objetos.