Aberta 64º SBPC

23/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 A abertura da 64ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na Concha Acústica da Cidade Universitária, foi marcada pela presença de 3 mil pessoas que acompanharam a solenidade, a qual exaltou ciência e tecnologia brasileira, além de homenagem à cidade de São Luís, que completa seus 400 anos de fundação, em setembro.

A Mesa de Abertura foi composta por autoridades da Universidade Federal do Maranhão, da SBPC Regional e Nacional, representantes do Governo Estadual, ministros do Governo Federal e o vencedor do Prêmio Nobel de Química de 2011, Daniel Shechtman. A solenidade foi acompanhada por professores, estudantes, políticos, imprensa e comunidade, que fizeram questão de prestigiar a bertura de um dos maiores eventos científicos do país.
 Na ocasião, a presidente da SBPC Nacional, Helena Nader, agradeceu a presença de todos e ressaltou a riqueza arquitetônica e cultural de São Luís, que sedia a SBPC,destacou ainda a importância  do apoio dado pelos governos municipal,estadual e federal para o sucesso do evento.
Pela primeira vez o SESC Maranhão se junta às atividades da SBPC e apresenta ao público maranhense uma série de experimentos científicos no pavilhão da SBPC Jovem.
 
SBPC Jovem
Até o próximo dia 27 os interessados em conhecer mais sobre o universo da ciência poderão visitar o stand do SESC das 8 às 18 horas,no espaço jovem da SBPC onde são apresentados    experimentos científicos as áreas de eletricidade, óptica e mecânica, por meio do projeto Ciência Experimentos Científicos, produto da Gerência de Educação e Ação Social – GEA do Departamento Nacional do SESC.
 O projeto aberto ao público na sala 16 do Colun apresenta ao público, os experimentos Bolha de Sabão, Ilusão de Óptica, Ponte em Arco, e Estação Astronauta. Com o objetivo de aproximar a ciência da escola, evidenciando a importância do conhecimento científico.
Além dos experimentos apresentados na SBPC Jovem, o SESC disponibilizou o caminhão volante do BiblioSESC ,instalado na Praça da Ciência, em frente ao Colégio Universitário, o caminhão conta com obras literárias, jornais e periódicos para todos os tipos de leitores, além de sessões de contação de história. Para aliar cultura e diversão o BiblioSESC oferece ainda divertida pintura facial, todos os dias, das 9 às 11horas e das 15 às 17 horas.