Semeando Saúde: Ação preventiva contra o H1N1

25/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

As férias estão chegando ao fim, mas é preciso continuar atento aos cuidados com a saúde. Dando prosseguimento às campanhas do Semeando Saúde no mês de julho, o SESC alerta sobre as formas de contágio do vírus H1N1 durante os dias 24 e 25, na Área de Vivência do SESC Deodoro, das 11 às 14 horas.

Visando orientar o público comerciário sobre o vírus da Influenza, o Semeando Saúde dá dicas sobre como se prevenir, aponta sintomas e distribui sachê com sabote líquido para redobrar os cuidados com a higiene das mãos, um dos principais vetores da doença.

A Influenza A (H1N1), conhecida popularmente como gripe suína, é uma doença respiratória aguda transmitida especialmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como identificá-la e nem com se prevenir.

Para um diagnóstico precoce, fique atento para os seguintes sintomas: febre com início súbito a 39°C, tosse seca, dores de cabeça e muscular. A prevenção é simples e deve ser incorporada aos seus hábitos rotineiros. É preciso tomar precauções simples, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas e cobrir o nariz e a boca com lenço, preferencialmente descartável, ao tossir ou espirrar.