Sonora Brasil traz a gaita sulista de Gilberto Monteiro para o público maranhense

25/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 

O som do acordeão e as suas variantes regionais dá o tom das apresentações da 15ª edição do Sonora Brasil- Formação de Ouvintes Musicais, que apresenta os temas Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil. Programação integrante do biênio 2011/2012, a primeira apresentação do projeto em São Luís traz toda a musicalidade da gaita sulista de Gilberto Monteiro no Teatro Alcione Nazaré,nesta quinta-feira, dia 26 de julho,  a partir das 19h.
 
Considerado um dos maiores músicos do Rio Grande do Sul, Gilberto Monteiro apresenta ao público maranhense a gaita sulista de oito baixos e duas carreiras, conhecida na região como gaita-ponto. Diferente do conhecido instrumento nordestino, ela se impõem como solista e dá vida aos vanerões,xotes,chamamés e contra-passos que prometem balançar a platéia durante o espetáculo. No repertório, os zóio da veia, xote laranjeira, 5 pila e nego da gaita.
 
Acompanhado de Eduardo Cantero (violão) e Thiago Pereira (percussão), Gilberto percorreu as regiões Sul e Sudeste representando o tema Sotaques de Fole em 2011, enquanto o tema Sagrados Mistérios seguiu com apresentações nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Este ano, para concluir o circuito nacional, o roteiro de espetáculos dos grupos foi invertido e o tema Sotaques do Fole chega ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
 
O Sonora Brasil, em seus 15 anos de circulação pelo país, possibilita à população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo SESC visando à formação de platéia. Para os músicos que se apresentam, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras. Em 2012 serão realizados 430 concertos em 117 cidades.
 
As apresentações são gratuitas e os ingressos devem ser tirados com uma hora de antecedência na bilheteria. Quem desejar colaborar com o programa Mesa Brasil SESC pode doar 1kg de alimento não perecível na entrada.