Semeando Saúde: Prevenção de acidentes do trabalho é o tema desta sexta

26/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 Com cerca de 732.990 números de acidentes registrados no Brasil pelo Ministério da Previdência Social em 2011, a orientação e conscientização da população é o melhor caminho para a segurança do trabalhador. No Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho, comemorado nesta sexta (27), o SESC realiza uma ação educativa que inclui exposição de equipamentos de segurança, distribuição de panfletos e dicas preventivas de técnicos de segurança, das 10h às 14h, no SESC Deodoro.

 
No stand do Semeando Saúde, localizado na Área de Vivência, os participantes entram em contato com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), recebendo orientações sobre a forma correta de utilização e a sua importância para a segurança do trabalhador.
 
Além da coordenadora do projeto, Geísa Cutrim, a atividade educativa conta também com a participação de dois técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e de professores e estudantes do Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão (CEMP – MA).
 
Condições apropriadas de trabalho são fundamentais para o bom funcionamento de toda empresa e previnem danos na saúde do funcionário que em alguns casos podem ser irreparáveis. “A ação alerta para a necessidade de qualidade de vida dos trabalhadores, mostrando que por meio de orientações e pequenos cuidados podemos tornar o ambiente de trabalho mais seguro”, explica Geisa Cutrim.
 
No SESC, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS) são responsáveis em inspecionar as instalações físicas e elétricas das unidades institucionais. Segundo Adriano Machado, presidente do CIPA do SESC Administração, esse constante trabalho de manutenção permite traçar um mapa de riscos e é essencial na busca pela melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.