Curso de Reaproveitamento de Alimentos encerra suas atividades com sucesso

31/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 Promovendo mudanças nos hábitos alimentares e aprendizado de técnicas de reaproveitamento alimentar, o Mesa Brasil SESC e o SESI Cozinha Brasil ministraram gratuitamente o curso de Reaproveitamento de Alimentos no Clube de Mães Vovó Mesquita, no Jardim São Cristóvão. Com 44 participantes, as aulas aconteceram de 24 a 27 de julho, com carga horária total de 10 horas.
 
Com uma proposta prática e nutritiva, o Curso de Reaproveitamento de Alimentos trabalha temas como higiene na manipulação de alimentos, prevenção de doenças crônicas e receitas alternativas, visando uma alimentação saudável e sem desperdício.
 
Durante as 10 horas de aula, os alunos aprenderam na prática a produzir doze deliciosas receitas. Contando com a estrutura semifixa da Cozinha Brasil SESI, o curso contou com o suporte de microondas, forno elétrico, fogão e geladeira. Segundo os aprendizes, o bolo de abóbora foi a iguaria mais apreciada. 
 
Com idade a partir de 14 anos, os 44 participantes descobriram como aproveitar o milho por completo no último dia de aula (27). Batendo os grãos no liquidificador, obtiveram o suco e o bagaço, que separados tornaram-se ingredientes principais de um lanche completo. Unindo o suco do milho, limão e laranja, produziram uma saborosa e nutritiva bebida intitulada Milila, enquanto o bagaço deu sabor e nutrientes ao usual bolo de trigo.
 
A dona de casa Valdyrene Rabelo, de 31 anos, que tinha o objetivo de potencializar a utilização dos alimentos da sua casa, economizando nas despesas e enriquecendo o cardápio da família, disse que o curso atingiu a sua expectativa. “As aulas foram ótimas. Já estou com saudade”, conta Valdyrene.
 
Segundo Vanessa Carvalho, nutricionista e instrutora do curso, o objetivo é proporcionar qualidade de vida, saúde e diminuir o exorbitante desperdício de alimentos. No encerramento, todos os participantes receberam o certificado do Programa SESI Cozinha Brasil e um livro com 100 receitas saudáveis e baratas.