SESC combate as hepatites em duas ações educativas

31/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 O fim de semana é dedicado à saúde, com a comemoração do Dia Internacional de Combate às Hepatites, no dia 28 de julho. Para esclarecer o assunto, o SESC realiza campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, nesta segunda e terça-feira, 30 e 31, no SESC Saúde, Rua do Sol, das 8h às 10h, e no SESC Deodoro, no horário das 11h às 14h.
 
Durante o evento, um stand será montado e profissionais do SESC Saúde trazem orientações sobre os tipos de hepatites, modos de contágio, tratamento e como se prevenir. Além disso, serão disponibilizadas vacinas, informações sobre a forma correta de lavar as mãos, com distribuição de sachês de sabonete líquido, exposição de materiais que podem transmitir a doença e orientações sobre os cuidados necessários ao utilizar instrumentos cortantes – barbeadores, alicates de unhas – e também a entrega de folhetos sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) com distribuição de preservativos. Como forma de avaliar o conhecimento sobre a prevenção às hepatites, os profissionais de saúde do SESC estarão realizando uma enquete com os visitantes.
 
A Hepatite é uma doença inflamatória do fígado, que compromete suas funções, podendo ser aguda ou crônica. Atualmente, são conhecidos cinco tipos de Hepatites virais, assim classificadas como A, B, C, D e E, sendo as mais frequentes as Hepatites A e B, embora a hepatite do tipo C também representa preocupação por suas consequências.
 
Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta (25) pelo Ministério da Saúde, a hepatite B apresentou 120,3 mil notificações de 1999 até 2011, o maior número de casos entre todos os outros tipos nos últimos 14 anos. O levantamento indica que cerca de 33 mil novos casos de hepatites virais são notificados a cada ano no Brasil.