Sonora Brasil: Sotaque de Fole encanta maranhenses e turistas

31/07/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 
 O som marcante da gaita sulista de Gilberto Monteiro, acompanhado pelos músicos Eduardo Cantero no violão e Thiago Pereira na percussão, definiu a primeira apresentação da 15ª edição do Sonora Brasil,  que apresenta  em 2012 os temas Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil. Com uma apresentação marcante, o artista mostrou toda a sua versatilidade nesta última quinta-feira, dia 26 de julho, no teatro Alcione Nazaré, contando com uma platéia animada de diversas regiões do país.

Gilberto Monteiro apresentou ao público maranhense a gaita sulista de oito baixos e duas carreiras, conhecida na região como gaita-ponto. Entre uma música e outra, o artista revelou a  história do sotaque de fole e as tradições regionais que permeiam o seu repertório, interagindo constantemente com a platéia. "Agradeço ao SESC a oportunidade de resgatar a herança de músicos maravilhosos que já se foram. Para mim é uma grande alegria trazer um pouco da nossa cultura a esta terra tão linda”, afirma.

Gilberto destacou também a diferença entre a gaita sulista e nordestina. Enquanto a primeira alterna os sons entre o ir e vir do instrumento, sendo classificada como diatônica, a segunda mantém o mesmo tom na mudança de movimento.

"Milonga para as missões" foi a primeiro tema que Gilberto Monteiro compôs. O famoso vaneirão ganhou as rádios de várias regiões do Brasil, inspirando grandes grupos como Brasas do Forró. No extenso repertório apresentado, não faltou o Xote das Laranjeiras, 5 pila, os zóio da veia e o negro da gaita, milonga com um ritmo mais lento.


O projeto Sonora Brasil entra em cena novamente no próximo dia 26 de agosto, no Cine Teatro Roxy, a partir das 19h, com o Duo Ferragutti / Kramer (SP / RS).