Amazônia das Artes: Circuito cultural com 14 apresantações artísticas a partir desta sexta

01/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 O mês de agosto inicia com uma variada programação cultural em São Luís. Abrindo espaço para a produção artística dos estados que compõem a Amazônia Legal, o projeto Amazônia das Artes, promovido pelo SESC, realiza uma maratona de apresentações de música, a dança e ao teatro entre os dias 03 e 13 de agosto. Na abertura do evento, agendada para esta sexta (3), o grupo de dança “Pionices” inaugura o agitado calendário do evento com uma bela apresentação a partir das 19 horas, no Teatro Artur Azevedo.

 
Com o objetivo de promover o intercâmbio de trabalhos artísticos, shows musicais e teatrais dos estados que pertencem a Amazônia Legal, o Amazônia das Artes dá início à temporada 2012 com uma espetáculo de dança que aborda o universo do trabalhador da construção civil. Com duração de 50 minutos, o grupo Pionices dá vida a um prédio em construção com seus movimentos que mesclam técnica e humor.
 
Representando o Maranhão, o grupo Pulsar Cia de Dança entra no palco nesta sábado (04), com o espetáculo "Expiação”, que mergulha nos conflitos humanos inspirado em bilhetes suicidas verídicos. Com duração de 50 minutos, a apresentação acontece às 19 horas, no Teatro João do Vale.
 
 E para fechar o fim de semana com chave de ouro, todo o ritmo e sensualidade dos gêneros musicais do Pará no Show Musical de Tu Já Rainha.  Luê Soares e banda mostram por que o carimbó, xote, zouk e outros conhecidos estilos fazem tanto sucesso no Brasil neste domingo (5), a partir das 19h, no teatro João do Vale. 
 
 As apresentações do Amazônia das Artes são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria. Quem desejar colaborar com o programa Mesa Brasil SESC, pode doar 1kg de alimento não perecível na entrada.
Em sua quinta edição, atualmente o projeto Amazônia das Artes conta com a participação de onze estados: Acre, Amapá, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Maranhão.Seu principal alvo é a circulação de obras nas linguagens de artes plásticas, dança, música e teatro oriundos dessas regiões, além de integrar os seus departamentos regionais do SESC.