Confira toda a programação do Amazônia das Artes

01/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

03/08

Espetáculo de Dança “Pionices” – Grupo Espaço de Dança do Amazonas – GEDAM (AM)

Pionices” possui como fonte de inspiração o universo da construção civil e seu principal personagem: o trabalhador. Utilizando a estética de um prédio em construção – com suas escadas, andaimes, elevadores, texturas, etc – o espetáculo apresenta um empreendimento que não passa de uma estrutura sem vida. E quem dá vida à obra são justamente os trabalhadores e suas mais diversas características, traduzidas pelo leve humor clown.
Horário: 19h / Classificação: 14 anos / Duração: 50 min.
Local: Teatro Arthur Azevedo
 
 
04/08
Espetáculo de dança “Expiação” – Pulsar Cia. de Dança (MA)
Inspirado em bilhetes suicidas verídicos, o espetáculo “Expiação” ultrapassa as fronteiras dos parônimos e do antagonismo, para mergulhar nos conflitos humanos. Entre o fim e o início muitas frases, preconceito e renuncia. Entre corpos e sentidos, turbilhões de sensações. Assim convive-se intimamente com uma exploração profunda e muito comovente da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldade da absolvição. Sem poder remediar, resta-lhe a punição. Por quê deste ato extremo? “Expiação” não procura uma única resposta, enfoca o suicídio como uma questão de múltiplos significados. O suicídio é um gesto de comunicação que transcende o conteúdo de cada bilhete. Nele vida e morte se encontram, se completam e se contradizem.
Horário: 19h / Classificação: 14 anos / Duração: 50 min.
Local: Teatro João do Vale
 
 
 
 
 
05/08
Show Musical “Tua já rainha”, com Luê Soares e Banda (PA)
"Tu já Rainha" é um passeio pela música produzida no Pará. Carimbó, Zouk, Xote, entre outros, são apresentados com arranjos contemporâneos sem perder a essência da música de raiz, tão presentes na vida da cantora. Além de soltar a voz, Luê também toca rabeca, instrumento que a encanta desde menina.
Horário: 19h / Classificação: Livre / Duração: 60 min.
Local: Teatro João Do Vale
   
 
 
06/08
Espetáculo Teatral “A Serpente” – Grupo Oficina de Interpretação Teatral – OFIT (MS)
SINOPSE: A história gira em torno de duas irmãs, Lígia e Guida. Em um mesmo apartamento presenteado pelo pai, elas vivem com seus maridos em quartos próximos. Tendo celebrado seu casamento no mesmo dia em que a irmã, Lígia vê sua relação com Décio desfazer-se logo na primeira cena da peça. Décio abandona a esposa sem nunca ter sido capaz de consumar o casamento. Virgem, Lígia entra em desespero e ameaça se jogar pela janela. É Guida, a irmã, quem evita o salto. “A Serpente” foi a grande e última peça escrita por Nelson Rodrigues e reflete todas as dimensões míticas e psicológicas do universo do autor.
Horário: 19h / Classificação: 14 anos / Duração: 60 min.
Local: Teatro Arthur Azevedo
 
07/08
Espetáculo Teatral O Auto da Folia dos Reis” – Grupo Corpos Teatro Independente (PI)
O espetáculosurge com o intuito de resgatar um pouco da expressão popular do reisado do Piauí e da cultura local: são quadras, lendas, cantigas de roda, "modinhas", etc. A necessidade de intensificação do resgate da memória popular parte da percepção da imensa carga de informações advindas de outras culturas, provocando a diluição  dos costumes e expressividades orais. A identidade de um povo vai desaparecendo dando lugar a imposições e concepções, tendo em vista o despreparo de quem as absorve.
Horário: 17h / Classificação: Livre / Duração:
Local: Praça Nauro Machado
 
 
07/08
Show Musical “São Batuques”, com Helder Brandão e Beto Oscar (AP)
O Projeto musical “São Batuques” busca essencialmente exaltar a riqueza poética e melódica das manifestações folclóricas afrodescendentes do estado do Amapá, através de músicas compostas a partir de ritmos e ritos tradicionais das comunidades quilombolas. E por outras composições já editadas por compositores conhecidos do cancioneiro popular amapaense, principalmente os cantadores de Batique e Marabaixo. Dando desse modo, mais um passo significativo na afirmação da música popular do Amapá.
Horário: 20h / Classificação: Livre / Duração:
Local: Praça Nauro Machado
 
08/08
Espetáculo Teatral “O Menino e o Céu Cia. de Teatro Faces (MT)
Com medo que seu único amigo, um jumento, morra de sede, o Menino sai em uma grande jornada pelo sertão nordestino em busca de um passarinho que ensinará os dois a voar para que assim possam pedir às nuvens para voltar a chover e também chegar mais rápido ao Rio São Francisco. Nesse incrível jornada eles encontram um sapo que não consegue mais pular. Um lagarto com mania de perseguição, um urubu carregado de maldade e duas asas brancas que vão fazê-lo acreditar que pra voar é preciso apenas um grande sonho.
Horário: 15h / Classificação: Livre / Duração:
Local: Teatro Alcione Nazareth
 
 
             
                           
08/08
Show Musical “Corda com CordaPedro Linke, Renato Costa, Elson Arcos, Ruy Lavôr e Bebeco Pojucan (RR)
 “Corda com Corda” é uma seleção de músicas compostas por artistas da região norte e arranjadas em formato instrumental. Além disso, a apresentação conta com três músicas autorais entre outras do repertório nacional e internacional (samba, baião, MPB e jazz), sempre intercalando tema e improvisação.
Horário: 19h / Classificação: Livre / Duração: 90 min.
Local: Teatro João do Vale
 
 
09/08
Show Musical “Rosa Semba – Dicy e Banda (MA)
Dicy apresenta o show “Rosa Semba”, título do primeiro registro fonográfico a ser lançado ainda em 2012, com produção do músico espanhol Javier Sirera León e direção de Joaquim Zion. O show, que carrega o nome da canção do compositor Beto Ehongue e possuium repertório de canções que ressaltam a identidade negra e a música do campo, buscando o diálogo entre gerações diferentes de músicos e compositores.
Horário: 19h / Classificação: Livre / Duração: 70 min.
Local: Teatro João do Vale
 
 
10/08
Show Musical “Centro Metropolitano – Léo Perotto e Grupo Palmas-Música (TO)
“Centro Metropolitano” é um concerto de câmara baseado na obra musical homônima de Leonardo Luigi Perotto. Executado pelo Grupo Palmas-Música, o concerto traz performances cênicas realizadas pelos próprios musicistas, e visa discutir a vida do homem nas cidades contemporâneas. A obra apresenta elementos de música tonal, atonal e minimalista, além de recorrer a diferentes formações musicais. Em relação direta com a música, a performance e a iluminação, criam imagens de grande potência visual.
Horário: 19h / Classificação: 12 anos / Duração: 60 min.
Local: Teatro João do Vale
 
 
11/08
Espetáculo Teatral “O Menor Espetáculo da TerraPalhaços Trovadores (PA)
“O Menor Espetáculo da Terra” apresenta uma trupe de cinco palhaços abandonada pelo circo, que seguiu viagem para outras paragens. Sem patrão, os palhaços sentem-se perdidos, desolados na beira da estrada. Por onde seguir, o que fazer? Uma voz onipresente, espécie de superconsciência dos palhaços, fala com eles e com o público, expondo suas fraquezas e mazelas, mas também os estimula a montarem o circo de sues sonhos. Surgem então grandes atrações circenses, como a patinadora do gelo, o domador de leões, a contorcionista, o trapezista e o aramista, projeções dos palhaços abandonados.
Horário: 19h / Classificação: Livre / Duração:
Local: Teatro Alcione Nazareth
 
12/08
Espetáculo de Dança “IdentidadeCia. Street Masters de Dança (MA)
O espetáculo “Identidade” da Cia Street Masters tem como base vários estilos de dança, entre eles: Freestyle, House, Popping, Locking, Cacuriá, Bumba-Meu-Boi etc. O espetáculo vai contar através das coreografias a trajetória de treze anos do grupo passando pelas conquistas no Domingão do Faustão até a homenagem a Cidade de São Luís através de um Flash Mob. O grupo surgiu no ano de 1999, a partir do Projeto Adolescente Cidadão do SESC/MA e é formado por adolescentes e jovens que buscam o desenvolvimento da expressão corporal através dos cursos promovidos pela Instituição.
 
 
Horário: 19h / Classificação: Livre / Duração: 30 min.
Local: Teatro João do Vale
 
Espetáculo de Dança “O Baile” – Cia. SESC Maranhão de Dança (MA)
O espetáculo O Baile apresenta uma composição cênica coreográfica inspirada em músicas tocadas nos Baile de hoje como: Bolero, Samba de Gafieira, Zouk, Soltinho, Chorinho e resgatando a Valsa. A Cia. SESC Maranhão de Dança, fundada em janeiro de 2007, tem como atual diretor o coreógrafo Clay Carlos, e desde então vem divulgando a Dança de Salão no Maranhão e em outros Estados, marcando presença em eventos, tais como: Dança Pará 2008, Festival Andanças 2008 a 2010, Mostra SESC Guajajara de Artes 2008 a 2010, Semana Maranhense de Dança 2009. Espetáculos da escola de Dança Adágio, de 2009 a 2012.
Horário: 19h / Classificação: Livre / Duração: 30 min.
Local: Teatro João do Vale
 
 
13/08
Espetáculo de Dança “Plagium?” – Cia. Dançurbana (MS)
Criado em 2009, o espetáculo “Plagium?” questiona em cena a autoria em dança e quais as ferramentas usadas para que uma criação seja considerada autêntica. A proposta discute o fazer artístico onde a complexidade pode se tornar um desafio. 
Horário: 19h / Classificação: Livre / Duração: 40 min.
Local: Teatro Arthur Azevedo