Espetáculo Pionices abre o SESC Amazônia das Artes com dança-teatro e muito humor

02/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Com 26 anos de história, o Grupo Espaço de Dança do Amazonas – GEDAM (AM) foi o escolhido para abrir a variada programação do SESC Amazônia das Artes. Com o espetáculo de dança “Pionices”, o SESC inicia uma maratona de apresentações nesta sexta (4), às 19 horas, no Teatro Arthur Azevedo. Com entrada gratuita, o público maranhense desfruta do talento e criatividade das produções artísticas dos estados da Amazônia Legal até o dia 13 de agosto.


Representante da modalidade dança-teatro, o espetáculo “Pionices” integra o estilo contemporâneo. Com a montagem e desmontagem de duas escadas, o elenco faz uma abordagem bem humorada do cotidiano dos trabalhadores da construção civil e suas conhecidas cantadas em uma peça leve, mas com um alto nível coreográfico.


Segundo Conceição Souza, responsável pelo grupo e concepção do texto, as duas escadas utilizadas foram o ponto de partida da apresentação. “Foram necessários três meses de prática com as escadas para adquirirmos as habilidades necessárias. Elas são as personagens principais da peça e o elemento que inspirou toda essa divertida história”, explica.


Apesar da longa estrada, esta foi a primeira vez que o GEDAM disputou uma vaga no projeto Amazônia das Artes. “Foi com muita alegria e surpresa que recebemos a notícia da aprovação. Dentre as nossas numerosas produções, as de humor são as nossas preferidas. Apresentar o nosso trabalho para o Maranhão é uma honra”, afirma Conceição.


Com a trilha musical de Zeca Baleiro, Tom Zé, Arnaldo Antunes e Dolores Durans embalando a marcante mímica dos artistas do GEDAM, Pionices promete arrancar muitos risos da plateia na abertura do Amazônia das Artes. A peça tem classificação etária dos 14 anos e duração de 50 minutos.


As apresentações do Amazônia das Artes são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria. Quem desejar colaborar com o programa Mesa Brasil SESC, pode doar 1kg de alimento não perecível na entrada.