Amazônia das Artes: Circuito cultural com 14 apresentações artísticas a partir desta sexta

03/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O mês de agosto inicia com uma variada programação cultural em São Luís. Abrindo espaço para a produção artística dos estados que compõe a Amazônia Legal, o projeto Amazônia das Artes, promovido pelo SESC, realiza uma maratona de apresentações de música, dança e teatro entre os dias 3 e 13 de agosto.

 

Na abertura do evento, agendada para esta sexta (3), o grupo de dança “Pionices” inaugura o calendário com um espetáculo que aborda o universo do trabalhador da construção civil. Com duração de 50 minutos, a apresentação acontece a partir das 19h, no Teatro Artur Azevedo.

 

Dando continuidade as apresentações, o grupo Pulsar Cia de Dança sobe ao palco neste sábado (4), com o espetáculo "Expiação”, que mergulha nos conflitos humanos inspirado em bilhetes suicidas verídicos. Com duração de 50 minutos, a apresentação acontece às 19 horas, no Teatro João do Vale.

E para fechar o primeiro fim de semana, todo o ritmo e sensualidade dos gêneros musicais do Pará no Show Musical de Tu Já Rainha. Luê Soares e banda mostram por que o carimbó, xote, zouk e outros conhecidos estilos fazem tanto sucesso no Brasil, neste domingo (5), a partir das 19h, no Teatro João do Vale.

 

Na segunda (6), a dramaturgia toma conta do palco do Teatro Arthur Azevedo, com o espetáculo “A serpente”. A peça traz em seu enredo a história de duas irmãs que vivenciam um triângulo amoroso, a apresentação acontece a partir das 19h.

 

O Espetáculo Teatral “O Auto da Folia dos Reis” é a primeira atração da terça-feira (7), a apresentação faz um resgate da expressão popular do reisado do Piauí e da cultura local: são quadras, lendas, cantigas de roda, "modinhas", às 17h. Dando continuidade as apresentações, o público segue o embalo do Show Musical “São Batuques” que busca essencialmente exaltar a riqueza poética e melódica das manifestações folclóricas afro descendentes do estado do Amapá.

 

Na quarta (8), a forte amizade entre um menino e um jumento será encenada no Espetáculo Teatral “O Menino e o Céu”, a peça está voltada para o público infantil e está marcada para às 15h, no Teatro Alcione Nazaré. À noite, o samba, baião, MPB e jazz são os ritmos presentes no Show Musical “Corda com Corda”, às 19h, no Teatro João do Vale.

 

O talento maranhense toma conta do palco na quinta (9) com o Show Musical “Rosa Semba” da cantora Dicy e Banda, a artista traz em seu repertório canções que ressaltam a identidade negra e a música do campo. A apresentação acontece no Teatro João do Vale, às 19h.

 

O Show Musical “Centro Metropolitano” traz na sexta (10), performances cênicas realizadas pelos próprios musicistas, e visa discutir a vida do homem nas cidades contemporâneas. O concerto acontece às 19h, no Teatro João do Vale.

 

“O Menor Espetáculo da Terra” apresenta no sábado (11) uma trupe de cinco palhaços abandonada pelo circo, que seguiu viagem para outras paragens, no Teatro Alcione Nazaré, às 19h.

 

No domingo (12), o movimento e ritmo da dança encantam o público com os Espetáculos “Identidade” da Cia. Street Masters de Dança e “O Baile” da Cia. SESC Maranhão de Dança. As apresentações iniciam às 19h, no Teatro João do Vale.

 

E, para encerrar a 5ª edição do Amazônia das Artes com chave de ouro, na segunda-feira (13) acontece o Espetáculo de Dança “Plagium?” da Cia. Dançurbana, que questiona em cena a autoria em dança e quais as ferramentas usadas para que uma criação seja considerada autêntica. A apresentação acontece às 19h, no Teatro Arthur Azevedo.

 

As apresentações do Amazônia das Artes são gratuitas, e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria. Quem desejar colaborar com o programa Mesa Brasil SESC, pode doar 1kg de alimento não perecível na entrada.

Atualmente o projeto Amazônia das Artes conta com a participação de onze estados: Acre, Amapá, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Maranhão. Seu principal alvo é a circulação de obras nas linguagens de artes plásticas, dança, música e teatro oriundos dessas regiões, além de integrar os seus departamentos regionais do SESC.