Cia de Dança Pulsar apresenta “Expiação” no SESC Amazônia das Artes

03/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 O SESC Amazônia das Artes é um dos maiores projetos de circulação de artes de estados da Amazônia Legal e de outros de confluências culturais semelhantes. Dentre os dez participantes deste ano, a produção artística do Maranhão se revela por meio da dança e música. Com três representantes, o primeiro grupo a se apresentar é a Cia de Dança Pulsar, com o espetáculo “Expiação”, às 19 horas, no Teatro Arthur Azevedo. A entrada é liberada e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria.


O conceito de expiação remete à remissão de pecados, perdão, castigo e sofrimento. Inspirado no livro “Suicídio – Trama da Comunicação, do autor Marcimendes Martins da Silva, o espetáculo aborda de forma poética o conflituoso tema do suicídio. o objetivo dos dançarinos da Cia Pulsar é explorar as razões, sentimentos e consequências envolvidas nessa polêmica decisão.Com um roteiro construído a partir de bilhetes suicidas verídicos, vida e morte se confrontam em cenas permeadas por mistérios, dores, sacrifício, arrependimento, perdão e censura, em uma síntese do dilema vivido por quem decide que morrer é a única via de salvação.


Sob a direção geral de Abelardo Teles, “Expiação” já passou em cidades dos estados de Tocantins, Pará, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Acre.

No domingo, dia 5 de julho, os maranhenses conhecem todo o ritmo e sensualidade dos gêneros musicais do Pará no Show Musical de Tu Já Rainha, de Luê Soares. A apresentação acontece a partir das 19 horas, no teatro João do Vale.


As apresentações do Amazônia das Artes são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria. Quem desejar colaborar com o programa Mesa Brasil SESC, pode doar 1kg de alimento não perecível na entrada.