A Serpente de Nelson Rodrigues é atração cultural desta segunda do projeto SESC Amazônia das Artes

06/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O teatro Arthur Azevedo recebe o espetáculo sul mato-grossense “A Serpente”, nesta segunda (6), a partir das 19h. Dirigido por Nill Amaral, a peça é encenada pelo grupo Oficina de Interpretação Teatral (OFIT)e é voltada ao público maior de 14 anos. Com acesso gratuito, a apresentação faz parte do projeto SESC Amazônia das Artes que acontece até o dia 13 de agosto em São Luís.


Com os atores Luciana Kreutzer, Aline Duenha, Emmanuel Mayer, Bruno Moser e Natali Allas compondo o elenco, a tragédia “A Serpente’ é baseada na última obra do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, escrita em 1979. O espetáculo narra a forte relação de amor e cumplicidade de duas irmãs, Ligia e Guida, que celebram seu casamento no mesmo dia e passam a dividir junto com seus respectivos maridos Decio e Paul, o mesmo apartamento, presenteado pelo pai.

 

Lígia assiste o fim da sua relação com Decio antes mesmo do casamento ser consumado. Enquanto isso, a irmã Guida vive uma verdadeira lua de mel com o marido Paulo. Abalada com sua própria desgraça e ao ver a felicidade da irmã, Lígia pensa em cometer suicídio, se atirando do 12º andar do apartamento.

 

Para evitar a tragédia da irmã e como uma verdadeira prova de amor, Guida oferece à irmã uma noite com Paulo.  Mas esse ato culmina em tenso triangulo amoroso, perpassado por paixão, ciúmes e morte para a relação fraternal.

 

 

A história reflete todas as dimensões míticas e psicológicas presentes na dramaturgia ‘rodriguiana’. Com 60 minutos de encenação, a peça é uma para os amantes da dramaturgia.

 

As apresentações do Amazônia das Artes são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria. Quem desejar colaborar com o programa Mesa Brasil SESC, pode doar 1kg de alimento não perecível na entrada.