Dicy Rocha canta “Rosa Semba” no Amazônia das Artes

07/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Expressão da música popular maranhense, o Projeto Amazônia das Artes recebe nesta quinta-feira (9),a cantora Dicy com o show Rosa Semba, às 19h, no Teatro João do Vale.

O show, que carrega o nome da canção do compositor Beto Ehongue, tem um repertório que ressalta a identidade negra e a música do campo, buscando o diálogo entre diferentes gerações de músicos e compositores.
Rosa Semba é o título do primeiro registro fonográfico a ser lançado ainda em 2012 com apoio do Edital Universal da SECMA e do Programa BNB Cultural – edição 2011 em parceria com o BNDES. A produção é do músico espanhol Javier Sirera León e direção de Joaquim Zion.
A cantora e compositora Dicy Rocha apresenta o show acompanhada pela Banda, formada pelos músicos Isaías Alves (bateria), João Simas (Guitarra), Marcos Lusaray (violão), Aurélio Bona (contra-baixo) João Neto (flauta), Josemar Reis (percussão).
Em reconhecimento ao seu dom artístico, Dicy foi escolhida como “Talento da Noite” no Prêmio Universidade 2011” e já configura como uma nova expressão da música contemporânea produzida no Maranhão.
Dicy
Apesar de ter nascido em Coroatá, cresceu em Imperatriz, onde começou sua história musical como integrante do “Flor de Cáctus”, projeto musical formado com as cantoras Jovanilde Rocha e Helyne Jully.
Ao longo da sua trajetória, participou de numerosos festivais de música, conquistando espaço no cenário musical maranhense, tais como Festival Caneleiros de Música da Terra (Prêmio de Melhor Intérprete e 3° lugar no Prêmio de Melhor Música), FABER – Festival Aberto Balneário Estância do Recreio, onde conquistou o Prêmio Revelação. Já em São Luís, foi premiada com 1º Lugar no 11º Festival Universitário de Reggae – UNIREGGAE, o qual participou com a música Lavadeira, 1º Lugar no III Festival João do Vale de Música Popular em 2008, com a música Redemoinhos e 2º Lugar no 12º Festival Universitário de Reggae, com a composição Baixada, fruto do trabalho conjunto da cantora e de Joaquim Ferreira.
Com os ouvidos atentos aos novos compositores e intérpretes da música, Dicy tem como influência artistas de forte identidade na cultura negra como Cesaria Évora, Milton Nascimento, João do Vale, Bob Marley, Wilson Moreira e, dentre os mais contemporâneos, Gérson da Conceição, Lura, Nego Ka’apor e Elizeu Cardoso.