Concerto Centro Metropolitano: Música Erudita no SESC Amazônia das Artes

08/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A programação do SESC Amazônia das Artes reservou uma noite para a música erudita contemporânea. Com dez movimentos que fazem referência ao homem moderno, o Grupo Palmas Música apresenta o concerto encenado “Centro Metropolitano” nesta sexta (10), às 19 horas, no teatro João do Vale.

Composto por Aline Martins (piano), Heitor Oliveira (clarineta), Helena Zica (soprano), Leonardo Luigi Perotto (violão) e Mira Benvenuto (flauta transversal), o Grupo Palmas Música se inspirou nas idéias de pensadores contemporâneos como Jean Baudrillard, Richard Sennett e Zygmunt Bauman para montar a apresentação.
 
A partir da diversidade musical e seus contrastantes tons, “Centro Metropolitano” utiliza a textura própria de cada linguagem musical e elementos do universo cênico para expressar o mundo do homem contemporâneo, referindo-se à vida cotidiana nos dez movimentos. Com duração de uma hora, a performance de câmara tradicional ganha um maior alcance e promete instigar a percepção da plateia.
 
O projeto Amazônia das Artes, além de realizar o intercâmbio cultural das produções artísticas dos estados que compõem a Amazônia Legal, também visa à formação de plateia. O concerto “Centro Metropolitano” se apresenta para o público como um estilo musical alternativo, mas bastante rico.
 
Trajetória
 
O Grupo Palmas Música dedica-se à pesquisa e promoção de concertos musicais e palestras sobre performance, composição e educação musical.
 
O violonista e compositor Leonardo Luigi Perotto iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos. Formou-se em música pela Universidade Federal de Santa Maria e em 2006 terminou o mestrado pela Universidade Federal de Goiás, passando a atuar como professor na Fundação Cultural em Palmas e integrar o Grupo Palmas Música.
 
Em 2010, Léo lançou seu primeiro disco intitulado "Centro Metropolitano", no qual apresenta sua obra homônima composta em dez movimentos e escrita para o grupo Palmas-Música. A gravação do álbum, patrocinada pelo Banco da Amazônia, foi realizada no Teatro Municipal Fernanda Montenegro (Palmas/TO) e o lançamento oficial ocorreu em março de 2011.