Eureka discute prevenção de acidentes domésticos

08/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Ao contrário do que nós pensamos, nosso lar não é o lugar mais seguro do mundo. Dentro de nossas casas pode haver verdadeiras armadilhas quando não damos a devida atenção a determinados detalhes que fazem toda a diferença.


Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que representam riscos e podem provocar acidentes. Esse foi o tema tratado nesta quarta-feira (08) de agosto, pelo Tecnologista em Segurança do Trabalho, Aldivan Morais de Souza, consultor do Instituto Ana Neri na palestra do Projeto Eureka.


Foram tratados os diversos riscos que podem existir dentro de casa, que muitas vezes são imperceptíveis aos nossos olhos, e os servidores presentes mostraram bastante interesse e aproveitaram a oportunidade para tirar suas dúvidas e discutir as principais formas de prevenção. Aldivan destacou que existem muitos acidentes que acontecem por falta de cuidados básicos, principalmente na cozinha, banheiro, área de serviço e com animais domésticos.


Para evitá-los, devemos ter o cuidado de desligar o registro do botijão de gás quando não estiver utilizando, desligar a rede elétrica da residência quando precisar trocar lâmpadas, cuidados para não escorregar no piso molhado, entre outros. Prevenir é sempre a melhor saída para diminuir o índice de acidentes no lar e para reduzir as altas taxas de mortalidade infantil e de idosos decorrentes de acidentes dentro de casa, local considerado que consideramos o “mais seguro.”