SESC Saúde promove Campanhas Educativas sobre Saúde

09/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A informação sobre saúde é sempre um desafio para a quem trabalha com promoção em saúde pública. Por isso, o SESC desenvolve sistematicamente campanhas educativas diferenciadas nas áreas de saúde e meio ambiente com o objetivo de alertar e orientar a clientela sobre a importância de tomada de medidas preventivas sobre vários tipos de doenças.

 

As campanhas acontecem na capital e no interior, nas unidades de Saúde, Deodoro, Itapecuru e Caxias, assim como em lojas comerciais e locais públicos de grande circulação.

 

Em São Luís, toda semana é realizado o projeto SESC Semeando Saúde, das 10h às 14h, SESC Deodoro, com o público transeunte da unidade. No próximo dia 8, em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, nada mais apropriado do que lembrar a gravidade do problema que atinge 80% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde.

 

Neste dia, o projeto realiza a Ação Alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol com orientação sobre alimentação controle dos índices com distribuição de folders.

 

 

No dia 10, sexta-feira, o SESC Caxias realiza Campanha de Combate a Dengue durante todo o dia nas lojas comerciais de Caxias, com distribuição de folders e orientação sobre a prevenção.

 

Uma semana depois, dia 17, acontece a Campanha Nacional de Amamentação, com o objetivo de incentivar as mães caxienses a amamentar até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até os sexto mês de vida. A ação ocorre das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, na Praça Cândido Mendes. 

 

Em Itapecuru, o SESC promove dia 18, uma ação em Promoção de Saúde Bucal, das 8h às 9h, no Conjunto Habitacional da Torre, com orientação sobre escovação e aplicação de flúor.


Especialmente para o trabalhador, o SESC Caxias promove a Campanha de Combate ao Fumo, para chamar a atenção dos funcionários da unidade e comerciários para os malefícios que o cigarro traz ao ambiente e a vida do trabalhador.

 

A atividade acontece no dia 24, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na sala de Cultura Martinha Cruz, na unidade e simultaneamente nas praças e lojas comerciais da cidade.

 

As campanhas do SESC são de interesse social e são desenvolvidas em uma linguagem acessível e ética. Por serem atividades contínuas, já integram o dia a dia dos trabalhadores e da população nas localidades onde a instituição está presente promovendo temas importantes, tornando assim ações reconhecidas como utilidade em saúde pública.