Espetáculo O menino e o Céu encantou o público Infantil

10/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 

Com uma carismática peça infantil, a companhia mato-grossense de Teatro Faces apresentou na última quarta-feira (8), no teatro Alcione Nazareth, o espetáculo o “Menino e o Céu”. Em cartaz há quatro anos, a peça integrou a programação do Projeto Amazônia das Artes e divertiu a plateia formada, em sua maioria, por crianças da Educação Infantil do SESC.

 

O enredo, a história de um menino que, com medo de que seu único amigo, um jumentinho, morra de sede, sai em uma grande jornada pelo sertão nordestino em busca de um passarinho que os ensina a voar. A história é encenada dentro de um ambiente simples e rústico, composto de varais que retratam os lugares por onde o menino e o jumento passam em busca do tão sonhado Rio São Francisco.

 

Durante a jornada, eles encontram um sapo que não consegue mais pular, um lagarto com mania de perseguição, um urubu ansioso pela morte do jumento e duas asas brancas que vão fazê-lo acreditar que para voar é preciso apenas um grande sonho.

 

Ao longo da peças várias expressões puderam ser observadas, o riso das crianças com as brincadeiras do jumento e do menino, medo das maldades do urubu que esperava ansiosamente pela morte dos viajantes e também a tristeza com a morte do sapo e do menino que não suportaram a sede que os perseguiu durante todo o percurso. Ao final da peça finalmente entende-se o sentido moral da peça a morte do menino permitiu que ele realizasse o seu grande sonho voar até o céu e trazer a chuva para saciar seu melhor amigo, o jumento e, consequentemente a todo o sertão nordestino.

 

A peça infantil “O menino e o Céu” foi premiada em 2011 pela FUNARTE com o prêmio Miryan Muniz, escrita e dirigida por Wanderson Lana  a narrativa trás um mix de música e encenação além da belíssima encenação dos atores Yuri Lima, Kiko Sontak,Edilene de Jesus,Victor Martins,Luís Antonio Freitas,Dionathan Felipe,Néia Lourenço e Leonardo Nardes, os músicos André Gadott e Ana Dorst  regatam canções muito conhecidas pelas crianças entre uma cena e outra.

 

A Companhia Faces de Teatro fundada há 7 anos em  Prima Vera do Leste, interior do Mato Grosso reúne hoje atores profissionais  que além de atuar levam a cerca de 400 crianças aulas de teatro no projeto social Escola de teatro, promovendo cultura, educação e arte gratuitamente.

 

No bate-papo com os artistas o diretor e roteirista Wanderson Lana falou sobre as dificuldades encontradas para manter uma equipe de atores juntos por tanto tempo e ressaltou que a união e a organização fazem a diferença na equipe.