“O Menor Espetáculo da Terra”: Bonecos e palhaços passeiam pelo universo do circo

10/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A atração deste sábado (11) do SESC Amazônia das Artes é voltado para espectadores de todas as idades. Mergulhando no mundo mágico do circo e seus artistas, o “O Menor Espetáculo da Terra”, do Pará, alia a arte dos palhaços ao teatro de bonecos em uma história repleta de personagens, aventuras e muita diversão. Com entrada gratuita, a apresentação acontece neste sábado, dia 11 de agosto, às 19 horas, no teatro Alcione Nazaré.

“O Menor Espetáculo da Terra”, da Companhia Palhaços Trovadores, apresenta uma trupe de cinco palhaços abandonada pelo circo, que embarca em uma viagem sem rumo em busca de um novo trabalho. Mas no meio do caminho, decidem montar o seu próprio circo e acabam descobrindo talentosos artistas: a patinadora do gelo, o domador de leões, a contorcionista, o trapezista e o aramista.

Segundo a Companhia, a história do circo, sua estrutura, seus números variados e a estrutura de seus espetáculos são enfocados em um espetáculo ousado que combina os pequenos bonecos e a conhecida figura dos palhaços.  

Trabalhando a linguagem do clown há 11 anos em Belém, os artistas dos Palhaços Trovadoresrealizam uma fusão com elementos poéticos e estruturais de cultura popular do norte, como bois, quadrilhas e pastorinhas. Mesclando poesia e canções, as apresentações do grupo geralmente envolvem bastante o público.  

Com uma pesquisa constante, seus espetáculos geralmente incorporam elementos novos. Em 2006, o grupo fez sua primeira incursão na dramaturgia clássica, adaptando “O Doente Imaginário”, de Molière, que resultou no espetáculo “O Hipocondríaco”, um dos grandes sucessos da trupe.