Três espetáculos de dança encerram a agenda do SESC Amazônia das Artes

10/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A mostra cultural SESC Amazônia das Artes está chegando ao fim. Com oito dias de teatro, show musicais e exposições de trabalhos artísticos, os dois últimos dias da programação estão inteiramente reservados para a dança. Neste domingo (12), a Cia. Sreet Masters de Dança (MA) mostra os treze anos de história em variados estilos de dança, enquanto a Cia. SESC Maranhão de Dança embala a plateia nos passos das danças de salão no teatro João do Vale, a partir das 19 horas. Já na segunda (13), para fechar com chave de ouro, a Cia Dançurbana apresenta o espetáculo de dança de rua “Plagium?”, no teatro Arthur Azevedo, às 19 horas.

 

Domingo (12) – Teatro João do Vale

 

Com o Espetáculo de Dança “Identidade”, a coreografia da Cia Street Master de Dança é permeada pelos estilos Freestyle, house, popping, locking, cacuriá, bumba-meu-boi, dentre outros que permeiam a brilhante trajetória do grupo. Fruto do projeto Adolescente Cidadão, pelo qual o SESC/MA visa desenvolver os talentos de jovens de bairros menos favorecidos, o grupo surgiu em 1999. Reunindo treze anos de dedicação e aperfeiçoamento, “Identidade” passeia pelas conquistas e principais momentos do Street Masters como apresentações no programa Domingão do Faustão, Festival de Dança de Joinville (SC), vitórias em concursos especializados Norte/Nordeste e o mais recente trabalho: um Flash Mob em homenagem aos 400 anos de São Luís. A apresentação está agenda para iniciar às 19 horas.

 

Em seguida, o Espetáculo “O Baile” apresenta os estilos e coreografias encontradas atualmente nos bailes, tais como bolero, samba de gafieira, zouk, soltinho, chorinho e resgata também a envolvente valsa. Fundada em janeiro de 2007, a Companhia é dirigida pelo coreógrafo Clay Carlos e coleciona participações em festivais, tais como: Dança Pará (2008), Festival Andanças (2008 a 2010), Mostra SESC Guajajara de Artes (2008 a 2010), Semana Maranhense de Dança (2009) e espetáculos de dança da Escola Adágio (2009 a 2012).

 

Segunda (13) – Teatro Arthur Azevedo

 

Criado em 2009, o espetáculo Plagium? questiona em cena a autoria na modalidade dança e quais as ferramentas usadas para que uma criação seja considerada autêntica. Fazer arte e desenvolver uma coreografia inédita é grande um desafio, por esse motivo, a apresentação chama a atenção para a importância do embasamento investigativo corpóreo e teórico.

 

Fundada em 2002, no Mato Grosso do Sul, a Cia Dançurbana iniciou seu trabalho com jovens participantes de projetos sociais de dança de rua dos bairros de Campo Grande. Em seu processo de criação, mesclava estilos e técnicas das danças urbanas, como o Street, Break Dance, Hip Hop Freestyle e o Pooping da cultura Hip Hop, experimentando variados recursos cênicos que resultasse em uma dança híbrida e contemporânea.

 

Atualmente, a Dançurbana tem o objetivo de transformar-se em uma companhia preocupada com o desenvolvimento da dança de rua, em particular, propondo trabalhos que provoquem reflexões entre seus membros e diálogos com a comunidade onde se apresenta. Em seu repertório, o grupo se aprofunda no universo do Hip Hop, mas também aborda temas referentes ao urbano, desigualdade, poder, cultura e dificuldades das classes menos favorecidas. A apresentação acontece a partir das 19 horas.