SESC realiza Oficina de Reaproveitamento de Alimentos no Anjo da Guarda

14/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Reutilizar as sobras dos alimentos que usamos no cotidiano é a proposta da Oficina de Reaproveitamento de Alimentos promovida pelo SESC de 14 a 17 de agosto, no Anjo da Guarda. Com duas turmas totalizando 90 alunos, as aulas acontecem na Creche Escola Amiguinhos de Jesus. Interessados podem se inscrever até esta quarta-feira (15). Maiores informações no número 32163845.

 

O curso de “Reaproveitamento de Alimentos” é uma parceria entre o Mesa Brasil do SESC e o Cozinha Brasil do SESI, ambos integrantes do Programa Fome Zero. O objetivo é mostrar às merendeiras, mães de alunos e a comunidade em geral, que combater o desperdício pode começar de maneira bem simples. “É uma atitude que faz bem não somente ao meio ambiente e ao bolso, mas também à saúde”, afirma Soraya Aguiar, coordenadora do Mesa Brasil SESC no Maranhão.

 

Durante a oficina, ministrada das 13h30 às 18h15, os participantes aprendem deliciosas receitas com folhas, cascas, talos, sementes, tudo a base de ingredientes ricos em vitamina, ferro, potássio e outros nutrientes que melhoram a qualidade nutricional do cardápio.

 

O curso é uma ótima oportunidade de obter conhecimentos necessários para a segurança alimentar, combatendo o desperdício de alimentos. Segundo a nutricionista do Mesa Brasil SESC, Caroline Ramos, o aproveitamento integral dos alimentos pode ser realizado no dia-a-dia por qualquer pessoa, independentemente de sua classe social ou econômica. “Para adquirir hábitos saudáveis é necessário eliminar alguns preconceitos alimentares. As pessoas não levam em conta o valor nutricional de alguns alimentos e quase sempre descartam as partes com maior teor de nutrientes, como as cascas e folhas”, explica.

 

Ao final do curso, todos os participantes recebem certificado emitido pelo SESI, além de kits com livros de receitas que ensinam como utilizar integralmente os alimentos. Para maiores informações ou dúvidas, entrar em contato com a Caroline ou Soraya, no número 3216-3845.