SESC incentiva a formação de novos leitores

21/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 Contar histórias para crianças antes mesmo da alfabetização é uma ótima ferramenta para incentivar os pequeninos a adquirirem o hábito de ler. Com o objetivo de tornar a leitura um costume para toda a vida, o SESC realiza o projeto “ SESC Ciranda da Leitura” com os alunos da Educação Infantil do SESC Deodoro entre os dias 20 a 24 de agosto, nos turnos matutino e vespertino.

 

Durante os cinco dias de atividades, os 462 alunos da Educação Infantil, com faixa etária de 3 a 5 anos, tem a oportunidade de vivenciar a leitura de forma bastante lúdica e criativa por meio do “ SESC Ciranda da Leitura”. “É significativo que a criança tenha contato com os livros desde cedo. O hábito da leitura contribuirá para que o aluno tenha uma boa escrita, mais senso crítico e adquira um vasto vocabulário e melhor desempenho escolar”, explica a coordenadora do projeto, Gisele Almeida.

 

O projeto “ SESC Ciranda da Leitura” é uma parceria entre a Biblioteca e Educação  Infantil do SESC que tem como principal objetivo apontar diversos suportes que podem aliar diversão e conhecimento como livros personalizados, contadores de história, teatro de varas, fantoches, entre outros.

 

Vale destacar que os pais e responsáveis têm papel fundamental no processo de estimulação da leitura e inserção dessa prática na rotina das crianças. "Pais leitores tendem a influenciar o comportamento futuro de seus filhos. Por isso, o projeto incentiva também o empréstimo de livros que estão disponibilizados na Biblioteca Rosa Castro”, afirma Gisele.

 

O projeto atende todos os alunos da Educação Infantil do SESC Deodoro. Para os estudantes do período matutino, as atividades acontecem das 8h30 às 9h e 10h às 10h30, enquanto no turno vespertino, das 14h30 às 15h e 16h às 16h30.