Mesa Brasil SESC realiza Campanha de Arrecadação de Alimentos no Ceuma do Renascença

23/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

 Segundo o Instituto Ikatu, o Brasil está no topo da lista de produtores mundiais de alimentos, mas 30% de tudo que os brasileiros compram vão parar no lixo, sendo que nas regiões norte e nordeste a fome alcança os inacreditáveis 50% da população, com destaque para os estados do Maranhão e Piauí. Completando 10 anos de luta contra a fome e o desperdício este ano, o Programa Mesa Brasil SESC do Maranhão inicia uma Campanha de Arrecadação de Alimentos nesta quinta (23), no Uniceuma do Renascença. Aberto a todos os estudantes, o stand recebe alimentos não-perecíveis até o dia 31 de agosto.

 
O stand do Mesa Brasil SESC está recebendo doações de alimentos não perecíveis dos universitários de todos os cursos do Uniceuma do Renascença desde quinta-feira, dia 22. Até esta sexta (24), durante os turnos matutino e vespertino, a equipe fica localizada próximo a entrada da Biblioteca, onde a unidade móvel Cozinha Brasil SESI está realizando o Curso de Reaproveitamento de Alimentos, ministrado de 21 a 24 de agosto para alunos do curso de Nutrição.
 
Nos dias 27 e 28 de agosto, o corpo estudantil pode continuar colaborando com a rede de solidariedade do Mesa Brasil SESC na Praça de Alimentação, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Entre 29 e 31 de agosto, a expectativa de arrecadação é maior. Nesse período, a IX Jornada de Nutrição do Ceuma movimenta a instituição com a participação também de estudantes de outras faculdades. “Os alimentos arrecadados complementam as refeições de crianças e adolescentes das instituições sociais cadastradas no Programa. A soma dos esforços de cada um é o que torna possível esse gratificante trabalho de enfrentamento contra a fome”, explica Carolline Ramos, nutricionista do Mesa Brasil SESC.
 
Com auxílio de empresas, instituições sociais e voluntários, o Mesa Brasil SESC tem mudado a realidade de milhares de maranhenses. Ao todo, 65 instituições de São Luís e Caxias são beneficiadas com o Programa, que além de distribuir alimentos também desenvolve ações educativas em nutrição. Em 2011, o Mesa Brasil arrecadou aproximadamente 357 toneladas de alimentos e complementou cerca de 7.600 refeições.