SESC promove atividades em Caxias no Dia do Folclore

24/08/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O Serviço Social do Comércio de Caxias (SESC) promoveu na noite da última quarta-feira (22) diversas atividades culturais em alusão ao Dia do Folclore, comemorado nesta data. O evento ocorreu na Praça Gonçalves Dias e contou com apresentações da Dança do Lili e o Bumba-meu-boi Encanto de Caxias.

Várias pessoas presenciaram o evento alusivo que visou, além de valorizar as manifestações culturais, contribuir para uma aproximação entre os grupos locais e os espectadores que circulam constantemente pela praça, como forma de estimular a identificação da comunidade com as suas tradições.
 
"É importante manter vivas as tradições locais no que se refere à cultura popular maranhense, bem como, apresentar os novos elementos incorporados por essas manifestações decorrentes das mudanças econômicas e sociais", ressalta a Técnica Arte-Educadora do SESC Sandra Nunes.
 
Criação da data
O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.