SESC e 24° BC reúnem 1.500 competidores no Passeio Ciclístico

03/09/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Incentivando a prática esportiva, os cuidados com a saúde e o patriotismo, o Passeio Ciclístico promovido pelo SESC e 24º Batalhão de Caçadores, no domingo (2), mobilizou 1.500 pessoas das mais variadas faixas etárias em uma manhã de lazer, prêmios, solidariedade e homenagens a São Luís e a Semana da Pátria. Marcaram presença, o presidente da Fecomércio, José Arteiro; a diretora regional do SESC, Remédios Pereira; acompanhada de todos os diretores da instituição e dos gerentes das unidades Saúde e Deodoro, Lauro Moreno e Valdinete Miranda, respectivamente, e do comandante do 24° BC, Tenente Coronel Peregrino.



Com inscrições realizadas na concentração do evento, o movimento no Batalhão iniciou às 7 horas. Cada participante exercitou sua solidariedade com a doação de 2 kg de alimentos na troca pelo kit formado por camisa e boné. Ao todo, três toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadadas e serão destinadas ao Programa Social Mesa Brasil SESC.



Para um percorrer o trecho de 12 km, os participantes precisavam de uma atenção especial com a preparação física. O cuidado com a saúde foi uma dos focos do Passeio Ciclístico. Além de uma ambulância e pontos de água para manter o corpo hidratado durante todo o percurso, os atletas e familiares também puderam aferir a pressão arterial, realizar teste de glicemia e receber orientações sobre câncer de pele e DSTS no início e final da prova, nos estandes do SESC Saúde.



Carlos Augusto Torres, de 51 anos, que atualmente se tornou sócio de um laboratório, aproveitou o maior tempo livre decorrente da nova rotina de trabalho para se exercitar ao lado do filho Wanderson, de 23 anos. “É a primeira vez que participamos de um passeio ciclístico. Apesar de ter a preocupação em manter a saúde, geralmente não tinha tempo. O evento foi muito organizado e, sem dúvida, correspondeu às minhas expectativas”, afirma.



Buscando integrar a família e oportunizar a prática esportiva, os familiares e acompanhantes que não puderam executar a prova, mas desejaram acompanhar o desempenho dos seus respectivos, tiveram um ônibus à sua disposição.



Com chegada por volta das 10 horas, os participantes se preparam para outro tão aguardado momento: o concurso da bicicleta com decoração mais criativa sobre o Dia da Pátria. Realizado ao final do evento, oito atletas disputaram o título e o prêmio que foi uma bicicleta nova. Participando pela terceira vez, o pequeno Alisson Mascarenhas, de apenas 9 anos, foi o grande vencedor. Segunda sua mãe, Lurdinha Mascarenhas, este ano eles capricharam na decoração, porque é o último ano de serviço do pai de Alisson, o sargento Mascarenhas.



Além da realização do Passeio Ciclístico e do concurso, o SESC e o 24° BC sortearam 15 bicicletas com capacetes entre os 1.500 participantes. Para a experiente Liliane Magalhães (27), que já havia participado de outros eventos similares como o Passeio Ciclístico da Guarda Municipal, a iniciativa valoriza a atividade humana, o lazer e a saúde.