Azulejos Contemporâneos é tema do Núcleo Experimental de Estudos em Artes Plásticas

05/09/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A capital maranhense é também conhecida por “Cidade dos Azulejos”. Peças que mais do que revestir casarões coloniais, são objetos que contam um pouco da história de São Luís que no dia 8 de setembro completa 400 anos de fundação. Sobre a produção dessas peças que continuam a integrar o cenário arquitetônico contemporâneo que o Núcleo Experimental de Estudos em Artes Plásticas do SESC, realiza a palestra “Azulejos Contemporâneos” ministrada pelo professor Paulo César, especialista em História do Maranhão, no dia 19, às 18h30, na sala de reuniões na Galeria de Arte do SESC Administração.

 

O Núcleo Experimental é um encontro sistemático de estudos que objetiva possibilitar o discurso e a sensibilização para o processo criativo em artes plásticas a partir de diálogo mediado sobre técnicas, história, linguagem, ensino de arte e outros temas relacionados ao cenário contemporâneo.

 

A palestra “Azulejos Contemporâneos” aborda a produção azulejar reinventada no cenário atual, dialogando sobre os azulejos da cidade de São Luís e o contexto dos seus 400 anos. Apesar de toda a beleza da nossa capital, lamentavelmente, parte do patrimônio azulejar de São Luís, encontra-se em acentuado estado de degradação, mesmo tendo sido incluído, em 1997, pela UNESCO, na “Lista de Patrimônio Mundial” e ser considerado referência nacional na azulejaria.

 

Quem desejar debater e aprofundar a temática, pode se inscrever para o Núcleo Experimental de Estudos em Arte Plástica que traz a palestra “Azulejos Contemporâneos”, mediada pelo professor da UFMA Paulo César. O encontro temático acontece na sala de reuniões, na Galeria de Arte do SESC Administração, no dia 11 de setembro, às 18h30. Com 25 vagas disponíveis, as inscrições podem ser feitas pelo número (98) 3216-3830 ou pelo e-mail galeriadeartesescma@gmail.com.