Rui Mário Mendes e Duo 4º Centenário são as atrações de setembro no SESC Instrumental

05/09/2012 às 00:00 por Viviane Franco

O intervalo do almoço das terças-feiras já têm destino certo no SESC Deodoro. É que na sala de dança acontece os concertos musicais do SESC Instrumental, uma programação dedicada à música instrumental em suas diversas vertentes. Em setembro, o público comerciário e a comunidade geral poderão apreciar as apresentações de Rui Mário Mendes e Duo 4º Centenário. O projeto acontece todas as terças-feiras, das 12h às 13h30, na sala de dança do SESC Deodoro.

 

Rui Mário Mendes é a primeira atração. Músico e produtor musical, o sanfonista se pode ser assistido nos dias 4 e 11 de setembro. Nas duas terças-feiras seguintes, 18 e 25, sobe ao palco o Duo 4º Centenário, composto pelos músicos Luís Junior no violão e Robertinho Chinês no bandolim.

 

Discípulo do pai Raimundinho do Acordeon, como é conhecido, Rui Mário Mendes mostra que traz no sangue o amor pela música e logo cedo iniciou seus primeiros acordes na sanfona aos sete anos de idade. Aos treze anos ingressou na carreira profissional, acompanhando cantores da música popular maranhense como Gabriel Melônio, Josias Sobrinho, César Teixeira, Flavia Bittencourt além da cantora Alcione.

 

Como músico profissional Rui Mário, ingressou em diversas bandas-baile, grupos e trios instrumentais, tocando em suas apresentações ritmos variados, que vão desde o forró ao chorinho.

 

O jovem sanfoneiro representa sem dúvida a tradição dos grandes mestres do fole, como Luís Gonzaga, Sivuca, e Dominguinhos. O músico é dono de um estilo rebuscado que mistura modernidade e tradição. É considerado hoje um dos maiores músicos de acordeon em atividade no Maranhão. Atualmente, é dono de um estúdio fonográfico, onde dirige e participa de inúmeras gravações de sucesso.

 

Em sua trajetória artística Rui Mário aprendeu também a tocar piano e teclado, tendo seu trabalho reconhecido em 2011 com o Prêmio Universidade, como destaque do ano na categoria músico tecladista.

 

DUO 4º CENTENÁRIO

 

Integram o Duo 4º Centenário os músicos Robertinho Chinês e Luiz Júnior, que trazem no repertório além de composições autorais, músicas de grandes compositores brasileiros, mesclando gêneros da Música Popular Brasileira com ritmos típicos do Maranhão como o bumba-meu-boi, cacuriá e tambor de crioula. O show vai apresentar também o repertório dos CDs "Luiz Júnior Instrumental" e "Robertinho Chinês” Made in Brazil, lançados este ano.

 

Luiz Júnior é um dos mais aplaudidos violonistas do Maranhão e chama a atenção não só no cenário nacional como também internacionalmente. O músico já excursionou diversas vezes pela Europa, sempre com grande sucesso.
Um dos mais requisitados instrumentistas do Maranhão para shows e gravação de discos, já tendo dirigiu e participou de alguns dos mais importantes trabalhos fonográficos no Estado.

 

O instrumentista dividiu, com Zeca Baleiro, a direção musical dos CDs, Emaranhado, de Chico Saldanha, e Balançou no Congá, de Lopes Bogéa. Além de dirigir e participar como instrumentista, do cd Canção de Vida da cantora Lena Machado.

 

Robertinho Chinês seguiu os passos do pai que é intérprete de samba e começou seus estudos musicais aos 8 anos de idade após ter se encantado com o instrumento nas rodas de sambas. Aos 12, ingressou na Escola de Música do Estado do Maranhão, onde está finalizando o curso técnico de música. Com apenas 17 anos de idade gravou seu primeiro CD, intitulado “Made in Brazil”. Atualmente tem 18 anos e se prepara para ingressar na faculdade de música.

 

O artista já participou de shows de grandes artistas maranhenses como o mestre Antônio Viera, Gabriel Melônio, Gerude, Daffé, Lena Machado e Chico Maranhão, Oberdan Oliveira, Alê Muniz e Luciana Simões e também de artistas cariocas como Julieta Brandão, Alice Passos, Edu Kriguer, Nina Wirtte, Letícia Tuí entre outros.