Azulejos Vira-Latas em exposição no SESC

11/09/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A capital maranhense é também conhecida como a “cidade dos azulejos”, objetos que além de fazer parte do acervo arquitetônico da capital maranhense, são um dos principais atrativos turísticos da cidade. O artista plástico, Paullo Cesar, retrata a situação de abandono em que o patrimônio azulejar se encontra por meio da exposição “Azulejos Vira-Latas”. A abertura da exposição aconteceu na ultima segunda-feira, 10 de setembro e fica aberta à visitação pública até 25 de setembro das 8h30 às 17h30 na Galeria de Arte do SESC.


No Centro Histórico de São Luís existem centenas imóveis do período colonial e imperial. São solares, sobrados e outros tipos de edificações com azulejos de fachada oriundos principalmente de Portugal. Apesar de toda essa riqueza ter sido incluída em 1997, pela UNESCO, na “Lista de Patrimônio Mundial”, grande parte desse patrimônio encontra-se em acentuado estado de abandono. O objetivo da exposição é chamar atenção para essa realidade, além de revelar as perdas completas ou parciais do patrimônio azulejar de São Luís.


A exposição “Azulejos-Vira-Latas” apropria-se de metáforas e parábolas para compor o campo pragmático das poéticas visuais, repleto de sarcasmos. O empenho estético desse projeto faz apologia à produção seriada da gravura e da estampilha do século XIX, técnica utilizada com propriedade nos azulejos das fachadas luso-maranhenses, e ao “deboche” contido nos capítulos do Pop Art do século XX.


SOBRE O ARTISTA


Paullo César nasceu em Brejo de Anapurus (MA). Em 1974 iniciou seus estudos em Artes Plásticas. O artista já cursou diversas atividades visuais dentre elas desenho, pintura a óleo e cerâmica. Paullo é formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, além de ser especialista em História do Maranhão pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente o artista faz parte do quadro de professores do Departamento de Artes dessa instituição.


Em 1975, iniciou na pintura azulejar com o mestre Alyan, frequentando seu atelier como aprendiz e posteriormente estudou cerâmica com o professor Nagy Lajos. Sua primeira exposição individual foi realizada em 1984, com um conjunto de pinturas sobre azulejos, intitulado “Fuga dos Azulejos”. Ao longo da sua trajetória artística, Paullo Cesar também experimentou outros materiais em suas produções, como tinta acrílica sobre tela, gravura em metal, linóleo e madeira, além de trabalhar linguagens conceituais e performances.