Marca SESC ganha nova roupagem mais moderna e dinâmica

11/09/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A instituição que há 66 anos é exemplo de trabalho social com responsabilidade, mais uma vez prova seu compromisso com o bem-estar da população promovendo melhorias. E como parte dessa nova fase, a marca SESC ganha uma nova roupagem. O lançamento nacional acontece no dia 13 de setembro, às 21h30, no intervalo da novela Avenida Brasil, na TV Globo.

 

A mudança da identidade visual, que nas últimas décadas marcou as ações e atividades do SESC, é fruto de um extenso estudo, baseado na ampliação e renovação do trabalho realizado ao longo do tempo, para se adequar à demanda de sua clientela. Trata-se de uma modificação discreta, com a manutenção de suas cores tradicionais: o azul e o amarelo. A principal mudança ocorre em seu formato, conferindo a marca uma imagem mais moderna e dinâmica.


Criado pelo Decreto-Lei nº 9.853, de 13 de setembro de 1946, por iniciativa do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, o SESC é uma instituição de âmbito nacional, representada em cada unidade federativa por um Departamento Regional. O público-alvo são os trabalhadores dessas entidades que se uniram para fundar essa instituição juntamente com respectivos familiares, a quem são destinadas ações nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer.


Durante os 66 anos de existência, o trabalho do SESC passou por mudanças, que ampliaram sua área de atuação, com projetos que beneficiam comunidades carentes de serviços básicos, dentro de um compromisso de colaborar com o desenvolvimento social do país. Dentro desta evolução, a Instituição utilizou quatro diferentes marcas, que traduziram a essência das ações desempenhadas junto a seu público.

 

A primeira, que vigorou de 1946 até 1958, teve como destaque a saúde, a prevenção e o amparo, por isso incorporou na sua marca, o símbolo grego que é usado por profissionais da área de saúde. Nesse período houve duas formas de utilização, mas seguindo o mesmo contexto.

 

No ano de 1959, o foco foi a família, por entender que é o alicerce da sociedade. Nesse ano o SESC adotou a imagem de um casal e uma criança para compor sua identidade visual.

 

Após 41 anos, em 2000 foi implementada uma identidade comum para todas as unidades do país variando apenas o nome da regional que vinha abaixo da linha amarela.

 

Em 2011, iniciou-se o estudo de uma nova marca que representasse a personalidade do SESC e seu papel na vida de cada um dos brasileiros. A nova identidade acompanha o processo de evolução do trabalho da Instituição, que há mais de seis décadas proporciona qualidade de vida e bem-estar social aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e a população em geral.

 

No decorrer de um ano, as fachadas das 440 unidades fixas e 123 unidades móveis, que alcançam com seus serviços mais de 2.200 municípios em todo o Brasil serão modificadas, de forma a criar uma identidade nacional.