SESC realiza campanha para prevenção de hepatites

12/09/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A Hepatite é uma doença silenciosa que demora apresentar sintomas. Sem o diagnóstico e tratamento adequados, muitos casos evoluem para a insuficiência hepática, cirrose ou o câncer hepático. Para esclarecer dúvidas e, principalmente, indicar estratégias de prevenção, o SESC realiza a Campanha Contra as Hepatites Virais, nesta terça-feira e quarta-feira, 11 e 12, no SESC Deodoro, das 11h às 14h.

Nesses dois dias, um estande com profissionais do SESC Saúde orientam sobre os tipos de hepatites, modos de contágio, tratamento e como se prevenir. Além disso, serão disponibilizadas vacinas, informações sobre a forma correta de lavar as mãos, com distribuição de sachês de sabonete líquido, exposição de materiais que podem transmitir a doença e orientações sobre os cuidados necessários ao utilizar instrumentos cortantes – barbeadores, alicates de unhas – e também a entrega de folhetos sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTS) com distribuição de preservativos. Como forma de avaliar o conhecimento sobre a prevenção às hepatites, os profissionais de saúde do SESC estarão realizando uma enquete com os visitantes.

A Hepatite é uma doença inflamatória do fígado, que compromete suas funções, podendo ser aguda ou crônica. Atualmente, são conhecidos cinco tipos de Hepatites virais, assim classificadas como A, B, C, D e E, sendo as mais frequentes as Hepatites A e B, embora a hepatite do tipo C também representa preocupação por suas consequências.

 

Segundo o boletim epidemiológico divulgado em agosto pelo Ministério da Saúde, a hepatite B apresentou 120,3 mil notificações de 1999 até 2011, o maior número de casos entre todos os outros tipos nos últimos 14 anos. O levantamento indica que cerca de 33 mil novos casos de hepatites virais são notificados a cada ano no Brasil.