Sesc promove Baile de Fantasia dos Comerciários nesta sexta

31/01/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Carnaval é época de alegria, brilhos e cores das diversas fantasias. Nesse período, todos se vestem de criatividade e vão dançar, pular e se divertir. Antecipando o retorno dos bailes de salão, que ressurgem no cenário do Carnaval maranhense, o Sesc realiza no dia 1º de fevereiro, o Baile de Fantasia do Comerciário, a partir das 19 horas, no Sesc Deodoro. A folia tem animação de Dryka Pinheiro & Banda que traz no repertório marchinhas, sambas e outras músicas típicas do período e de uma das brincadeiras mais alegres e irreverentes do Carnaval maranhense: o Bicho Terra.



O carnaval é uma festa popular que apresenta várias características marcantes como as fantasias que são a grande diferença entre os foliões e dão um ar especial aos bailes e desfiles. Elas começaram a ter grande importância para a festa, a partir de 1870, quando os foliões passaram a usá-las para dar um ar mais divertido ao carnaval.



Alguns disfarces tornaram-se mais famosos, como caveira, odalisca, médico, morcego, malandro, super heróis, diabo, príncipe, bobo da corte, pierrô, colombina, vedete, palhaço. As fantasias mais comuns e procuradas no carnaval brasileiro são as baianas, as de Carmen Miranda, Pierô, Arlequim, bailarina, palhaço, personagens de histórias infantis ou filmes, mágico, pirata, fadas, bruxas, super heróis, marinheiro etc.



Enfim, se divertir é a palavra de ordem no carnaval, seja vestido de palhaço, galinha pintadinha, ou ursinhos carinhosos. Quem gosta de se fantasiar essa é a chance de caprichar dos adereços para arrasar na festa. O Baile de fantasia dos comerciários integra a programação do Projeto Sesc Folia “Sua Majestade o Carnaval” que acontece de 25 de janeiro a 11 de fevereiro, nas Unidades Operacionais do Sesc em São Luís e em Caxias.