Carnaval no Sesc: Folia para todas as idades

05/02/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Segurança, alegria e muita diversão foi o que a programação carnavalesca do Sesc reservou aos comerciários e público em geral no Baile de Fantasia dos Comerciários, realizado na última sexta (01), na Unidade Sesc Deodoro, e no pré-carnaval do Sesc Turismo, que aconteceu domingo (03). Com a animação de Drika Pinheiro, Bicho Terra, Bloco Tradicional Pierrot e Banda Pakera, o repertório da programação entoou os ritmos mais tradicionais do carnaval maranhense e também os hits mais tocados no Brasil.

 

Drika Pinheiro levantou o público que ao som de agitados e variados estilos musicais e abriu o último final de semana de pré- carnaval no Sesc Deodoro. Em uma mistura de cores, sorrisos e danças, o público caiu na folia.

 

Este ano foi a primeira vez, desde o início do projeto Sua Majestade o Carnaval, datado de 2003, que o baile voltado para os comerciários propôs fantasias para abrilhantar a festa. Pessoas das mais variadas idades se vestiram com seus personagens favoritos e quem não pôde se fantasiar entrou no clima com adereços coloridos e bem-humorados. O casal Fabiane Sodré e Enoque Mendonça, ambos comerciários, escolheram os óculos e plumas para incrementar o visual. Ele, que participou da programação pela primeira vez, observou que o evento é muito seguro e organizado.

 

Ao som de Caranguejo, música de sucesso do grupo Babado Novo, Drika Pinheiro movimentou um grande número de foliões no salão, que se divertiram com a animada coreografia. O pequeno Artur, de apenas 6 anos, participou da folia, sob a supervisão da sua mãe, Vanessa Oliveira, vestido como Batman.

 

A última atração, o Bicho Terra, empolgou o público com sua irreverência, sotaques da terra e os sucessos do grupo, que fazem parte do enredo popular carnavalesco. Com suas características indumentárias e transbordando simpatia e molejo, os integrantes espalharam sua alegria e talento por todo Sesc Deodoro. O quarteto Thássica Muniz, Thainá Pachecho, Nathalya Dutra e Adriana Bosaipo, integrantes da Companhia Barrica, prestigiaram o evento ao embalo dos anos 60, com trajes que retrataram a época.

 

E a segurança não estava presente no Baile dos Comerciários apenas com a tranquilidade das brincadeiras, mas também com o trabalho de prevenção contra DST’s e Aids desenvolvido pela equipe do Sesc Saúde durante todo o período carnavalesco. Segundo o gerente da unidade, Lauro Moreno, cerca de 500 pessoas recebem orientações por evento.

 

Pré-carnaval

 

No Sesc Turismo, o Bloco Tradicional Pierrot abriu a programação com a batida forte e exclusiva do carnaval ludovicense. Com 62 anos de trabalho, o grupo interrompeu sua trajetória artística em pequenos momentos, mas retornou com força total em 2010, conquistando o título de campeão do Grupo de Acesso. Em 2013, a composição, obra de Luzian Filho e Josias Filho, aborda a lendária ave que renasce das cinzas.

 

Pela primeira vez na programação do Sesc, o Pierrot animou as famílias, grupos de amigos e freqüentadores da unidade. “Os blocos tradicionais representam bem a riqueza e beleza da cultura maranhense”, ressaltou Leidi Cunha, técnica de enfermagem.

 

Fechando o animado domingo, a Banda Pakera levou para o palco o melhor dos ritmos baianos e também maranhenses.

 

Programação carnavalesca

 

Esta semana, o Sesc reserva para a criançada, terceira idade e para os brincantes em geral uma programação de qualidade. Acompanhe:

 

DIA 6 DE FEVEREIRO (TURNO MATUTINO)
Matinê Infantil (à fantasia) “Mesa Folia” (Mesa Brasil + dependentes de comerciários e servidores)
Horário: 9h30 às 11h
Local: Ginásio Charles Moritz/ Sesc Deodoro
Animação: Carol & Ana Tereza
(Com participação de grupo de animadores fantasiados interagindo com as crianças)

DIA 6 DE FEVEREIRO (TURNO VESPERTINO)
Vesperal Infantil (à fantasia) “Folia Mirim” (Ed. Infantil Sesc)
Horário: 15h30 às 17h
Local: Ginásio Charles Moritz/ Sesc Deodoro
Animação: Carol & Ana Tereza
(Participação de grupo de animadores fantasiados interagindo com as crianças)

DIA 7 DE FEVEREIRO
Baile de Máscaras “Cabelos de Prata” (3ª Idade)
Horário: 16 às 19h
Local: Área de Vivência/ Sesc Deodoro
Animação: Teresa Canto e Banda

DIA 9 DE FEVEIRO
Bloco Organizado “Vai Quem Quer”
Público: Comerciários, dependentes, grupos da terceira idade e comunidade.
Local: concentração Sesc Deodoro; saída pelo circuito oficial do carnaval de rua Deodoro – Madre Deus.
Horário: a partir das 16h
Animação: Banda “Os Mascarados”

SESC TURISMO

DIA 10 DE FEVEREIRO

Carnaval do Comerciário
10 às 11h – Oficina infantil de máscaras carnavalescas
12 às 13h – Bloco Afro Akomabu
13 às 15h – Banda Mixiricu