Folia do Sesc leva alegria a crianças carentes de São Luís

07/02/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Há quem diga que o primeiro carnaval a gente nunca esquece. Foi nesse clima de novidade que 504 crianças de 12 instituições atendidas pelo Mesa Brasil participaram da Matinê Infantil à Fantasia “Mesa Folia” que ocorreu nesta quarta-feira, 6, no Ginásio do Sesc Deodoro.

 

Embalados pelo som contagiante das cantigas infantis em ritmo carnavalesco, as crianças pularam e dançaram sem parar na companhia de personagens fantasiados. Mesmo aqueles que ainda nem sabem andar, desfrutaram da festa nos braços das mães, que também não ficaram paradas.

 

Como foi o caso da dona de casa, Simone Aparecida dos Reis, da comunidade Salinas, que trouxe seus dois filhos, um de três anos e outro de um pouco mais de 1 ano de idade, que mesmo sem saber o significado do Carnaval, dançou com a mãe e sorriu ao ver as outras crianças brincando. “É tão bom ver meus filhos se divertindo. Nunca pensei que houvesse uma programação assim em São Luís. Gostei muito!”, elogiou.

 

A dona de casa participou do evento em companhia de outras mães da comunidade Salinas, atendidas na Creche Criança Feliz. Segundo a presidente da instituição, Maria Aparecida Figueiredo Rodrigues, este é o quarto ano que participam da programação carnavalesca do Sesc. “Todos os anos faço um esforço para levar o maior número de mães com seus filhos porque sei como é a organização dos eventos realizados pelo Sesc”, ressaltou.

 

Mais do que apenas resgatar a tradição dos bailes infantis, à matinê foi uma forma de devolver alegria a crianças carentes. “Muitas crianças aqui não têm oportunidade de desfrutar de um momento como esse. Então essa parceria com o setor de Recreação é importante para conseguir esse resultado”, disse a nutricionista do Mesa Brasil, Caroline Ramos.

 

A matinê para crianças do Mesa Brasil é promovido pelo Sesc há 8 anos e tem como público crianças das instituições atendidas pelo programa e dependentes de comerciários. Uma festa aprovada por todos os presentes.

 

“Um momento como esse é raro de encontrar, por isso elogio a iniciativa do Sesc porque é muito bom!”, elogiou Vivalda Martins França, do São Cristóvão, que brincou com seu filho Janieferson de apenas 2 anos.

 

VESPERAL

 

A diversão também correu solta na Vesperal Infantil á Fantasia “Folia Mirim”, que aconteceu à tarde, no Ginásio Charles Moritz, no Sesc Deodoro. Centenas de crianças da educação infantil do Sesc devidamente caracterizadas ocuparam todos o espaço dedicado à folia mirim. Com animação da dupla Carol e Ana Tereza os pequenos cantaram e dançaram num show de cores, ritmos e muita alegria.


O pequeno Enzo Gabriel, de três anos que estuda no primeiro período na Educação Infantil diz que a festa é um momento muito divertido junto com todos os seus colegas. “Gostei muito da festinha de carnaval, é muito divertido cantar e dançar com meus colegas”, afirmou.


A coordenadora da Educação Infantil do Sesc, Sueli Rose Pereira, afirma que o objetivo do evento além da integração entre as crianças é apresentar o carnaval como um componente cultural maranhense muito importante para a valorização da diversidade cultural.


Da diversão à prevenção, a folia mirim também levou até os pais e responsáveis a campanha: Saúde Folia, no estande do Sesc Saúde montado para orientar sobre a importância da prevenção que deve ocorrer durante todo o ano.


A agente de atividades sociais e administrativas do Sesc Saúde, Rosângela Durans, ressalta que a campanha é um alerta sobre as inúmeras doenças propagadas durante o carnaval e conscientizar os pais dos alunos sobre a importância do uso do preservativo que além de evitar doenças previne uma gravidez indesejada.