Sesc Caxias abre inscrições para o Curso de Fantoches

07/02/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Há séculos, os fantoches são usados para entreter, divertir e até para educar. É comum encontra-los longe dos palcos de teatro, como escolas, nos consultórios de médicos e programas de TV. Esses divertidos bonecos podem ser feitos de diversos materiais, como madeira, metal, papel, palha ou barro. A fim de estimular a criatividade e o desenvolvimento intelectual de comerciários e pessoas da comunidade, o Sesc realiza de 18 a 22 de fevereiro, o Curso de Fantoches, 14 às 18 horas, na sala de cursos do Sesc Caxias.

 

O curso visa difundir o teatro de animação por meio do estudo da origem, tipologias dos bonecos, formas de manipulação e confecção do boneco de luva. O professor Maciel Mourão é quem vai ministrar as aulas.

 

As inscrições são realizadas na Central de Matrícula, no período de 7 a 15 de fevereiro, no horário comercial, no Sesc Caxias. Vale lembrar que as inscrições para o curso de teatro também já estão abertas.

 

FANTOCHE

 

Teatro de animação, segundo Amaral (1997, p.15) é o termo empregado para de-signar o “gênero teatral que inclui bonecos, máscaras, objetos, formas ou sombras, repre¬sentando o homem, o animal ou idéias abstra¬tas”. Ela sublinha que o gênero mais difundido entre nós é o teatro de bonecos. No teatro de animação, é comum o autor e atores manipula¬dores estarem envolvidos em todo o processo de encenação do espetáculo.

 

Para que a cena no teatro de animação torne-se crível é necessário que qualquer movimentação do objeto animado, desde sua entrada no palco até gestos mínimos, possuam uma qualidade energética que lhe confira organicidade. Isso exige íntima relação do ator animador com o objeto. Para Parente (2005), “estar orgânico significa estar pleno, vivo, integrado física e psiquicamente” e “é do encontro entre duas energias, a humana e a da matéria inerte que emerge a organicidade no teatro de animação”.

 

Referindo-se principalmente ao panorama no continente europeu, Jurkowski (2000) atesta que as transformações no meio artístico que se sucederam no princípio do Século XX também trouxeram novas perspectivas ao teatro de bonecos por meio de abordagens inovadoras. Foi a partir dessa época e mais precisamente depois da Segunda Guerra Mundial que o teatro de bonecos começou a ganhar expressão no meio artístico e, neste contexto, assiste-se a uma especialização profissional de diretores e de atores bonequeiros.