Sesc promove ações de saúde em São Luís e Caxias

08/02/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Prevenir é o melhor remédio. O famoso dito popular é comprovado na prática: a melhor forma de nos mantermos saudáveis é obtendo conhecimento. Para facilitar o acesso da população às informações referentes à prevenção de doenças, que o Sesc realiza ao longo do mês ações de saúde em São Luís e Caxias.

Em São Luís, o Sesc realiza mais todos os meses a Campanha Sesc Semeando Saúde. Essa atividade consiste na montagem de estande onde técnicos do Sesc Saúde vão realizar teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação sobre o combate aos criadouros do mosquito da dengue, e educativas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), câncer de mama — enfatizando a importância do autoexame — e câncer de boca.

 

Em fevereiro, a ação acontece nos dais 20 e 21 de fevereiro, das 13 às 17 horas, no Terminal de Transporte Coletivo da Praia Grande e também na Área de Vivência do Sesc Deodoro nesta terça-feira, 19 e sexta-feira, 22, das 11 às 14 horas.

 

“A ação é uma forma de proporcionar um maior esclarecimento à população, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida e consequentemente, auxiliar o serviço público de saúde a minimizar custos com internações”, alerta Geísa Cutrim, técnica em Educação e Saúde do Sesc.

 

Em Caxias, técnicos do Sesc buscam sensibilizar os comerciários, estudantes de escolas públicas e a comunidade em geral com ações temáticas sobre prevenção de doenças, por meio da “Agenda da Saúde”. As orientações acontecem nos dias 20, 21 e 22, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.



Saúde Bucal

 

Uma prevenção constante e periódica que acompanhe a evolução das condições bucais do paciente é indispensável para manter uma dentição saudável e bonita. A não observação desses cuidados odontológicos pode acarretar problemas como: inflamação gengival, cáries, mau hálito e mobilidade dental.

 

Durante os dias 4 a 27 de fevereiro, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, o Sesc realiza o Projeto Promoção e Prevenção em Saúde Bucal com alunos do Sesc. O projeto de prevenção bucal com orientações sobre escovação e aplicação de flúor.

 

As campanhas, realizadas mensalmente, visam orientar a população a buscar os serviços de saúde quando perceber os sintomas relacionados aos temas tratados e também sobre fatores de riscos e meios de prevenção, pois a falta de orientação é um dos principais obstáculos a prevenção de doenças e de complicações decorrentes delas, o que acarreta um alto custo para a saúde pública.