Bloco Vai Quem Quer arrasta multidão pelo circuito carnavalesco de São Luís

11/02/2013 às 00:00 por Viviane Franco

O circuito carnavalesco de São Luís se encheu de alegria com a passagem do Bloco Organizado “Vai Quem Quer”, no sábado gordo, dia 9. Com aproximadamente 1.800 foliões, o tradicional grupo do Sesc superou as expectativas de público e de animação do início a o fim do percurso que este ano teve a Unidade Deodoro como ponto de partida e chegada.

 

A agitação começou antes das 16 horas, quando os primeiros brincantes chegaram ao Sesc Deodoro para receber seus abadás na sala do Programa Mesa Brasil. Munidos de 1kg de alimento não perecível, a troca pela identificação do bloco foi rápida e concorrida. Daniele Maria Monteiro Reis, comerciária, chegou nos últimos minutos e garante que nunca ficou sem brincar no bloco caracterizada nos três anos em que participa do percurso. “Todo ano pego meu abadá no dia e este ano aproveitei para trazer meus dois filhos para brincar junto”, disse.

 

Desde o dia anterior, a entrega dos abadás movimentou centenas de comerciários, que incentivados pelo Sesc, praticaram a solidariedade. “Mesmo sem contabilizar o número de doações, visualmente, percebe-se que este ano superou a doação do último carnaval, uma prova da parceria do público com o trabalho responsável do Sesc”, destacou Soraya Aguiar.

 

Na Área de Vivência, o aquecimento dos foliões acontecia ao som do forró e de outros ritmos dançantes. Do lado de fora da unidade, o trio elétrico e a banda “Os Mascarados” tocavam as conhecidas marchinhas carnavalescas para os brincantes que cheios de confetes, serpentinas e muita espuma, já tinham iniciado a festa.

 

Pela primeira vez no bloco, o Conselheiro do Sesc, Gilberto Alves Ribeiro, veio conferir de perto a animação dos comerciários. “Vim ver de perto o retorno do trabalho que desenvolvemos junto ao público ao longo do ano e tenho certeza que, como tudo que o Sesc promove, o bloco também é um sucesso”, garantiu.

 

Dos novatos aos veteranos, pela décima vez, Raimunda Marly Viana Araújo, 61 anos, desfila na companhia das amigas do grupo de idosos e afirma que faz com prazer. “Deixei de ir a um aniversário para brincar no bloco, pois sei que é animado e seguro. Não perco um ano!”, frisou.

 

Essa segurança que atrai famílias para integrar o bloco, principalmente crianças, que a cada ano aumenta. Lindete Frazão Lima, 54 anos, há cinco anos está presente no sábado e dessa vez trouxe seus dois netos, um de 4 e outro de 5 anos para brincar também. “É um percurso que começa cedo, termina cedo e é bem tranquilo, então posso trazer meus netos com segurança para desde pequeninos se divertirem”, comentou.

 

Durante o percurso, os foliões foram surpreendidos em vários trechos pela chuva, mas não perderam o entusiasmo. Na passagem pela Rua do Passeio, o bloco se misturou a outros grupos e formaram um grande coro ao som das músicas da época. A beleza dos adereços e dos sorrisos alegres contagiou a todos que participaram do circuito. “É tão bom celebrar a diversidade cultural dessa forma, isso atrai o público ao estado não só no período carnavalesco”, disse o professor Gabriel Sampaio.

 

Num trajeto inédito do bloco, este ano não finalizou na Madre Deus, mas retornou ao Sesc Deodoro pela Rua Outeiro. O novo percurso foi aprovado pelos foliões que retornaram para a Praça Deodoro com fôlego de quem ainda vai brincar a noite inteira.

 

“Este é o primeiro ano que participo do bloco e foi muito divertido, daqui vou entrar noite na folia. Valeu a pena!”, adiantou a comerciária Lucimar Rocha Santos.

 

Exemplo parecido vai seguir o comerciário José Ramos que participou do circuito com a esposa e a filha de 5 anos, mais outros membros da família que juntos somavam 15 pessoas. Na opinião dele, esse foi o carnaval mais animado que teve. “Foi tão bom que mesmo sem gostar de dançar, dancei muito. Entrei no clima com tudo!”, contou.

 

Em 2013, o Bloco Organizado “Vai Quem Quer” completou 12 anos que circula pelas ruas do centro e a cada edição comemora um número maior de adeptos. Além de levar alegria, a característica da brincadeira momesca é a solidariedade que todos os anos é realizada durante a troca pelos abadás. A meta é que em 2013, as doações ultrapassem a quantidade do ano passado que foi de 1.600 quilos de alimentos.