Sesc promove domingueira com muito animação para os comerciários

11/02/2013 às 00:00 por Viviane Franco

O domingo carnavalesco começou quente e ensolarado em São Luís, motivos que pedem muita água como complemento. E foi em busca de água fresca, que muitos comerciários e turistas foram ao Sesc Turismo, neste dia 10, com suas famílias aproveitar o fim de semana para pegar um bronzeado e, é claro, se refrescar. Em sintonia com o calendário carnavalesco, o Sesc preparou uma programação especial para os visitantes, com a realização da oficina infantil de máscaras carnavalescas e atração musical com o Bloco Afro Akomabu e a Banda Mixiricu.

 

A Oficina Infantil de Máscaras Carnavalescas abriu a programação para os pequeninos que esbanjaram criatividade confeccionando seus próprios adereços carnavalescos. Com muita paciência e didática, a oficineira Lívia orientou as crianças e os pais que quiseram ajudar seus filhos, a desenhar, cortar e decorar os apetrechos.

 

Por volta do meio-dia, o bloco Afro Akomabu subiu ao palco e com todo seu gingado colocou o público para dançar com o ritmo contagiante do afoxé-mina e algumas músicas do Bloco Afro Ilê Aiyê, da Bahia.

 

O grupo que o nome significa "a cultura não deve morrer", em língua Fon, a quase três décadas de existência, traz como bandeira o combate à discriminação racial por meio da preservação e valorização da riqueza cultural do povo negro.

 

A segunda atração que agitou os foliões foi a Banda Mixiricu. A banda tocou um pouco de tudo, incluindo as famosas marchinhas que não podem ficar de fora do repertório da época.

 

Na plateia, foliões alegres e cheios de disposição pularam e dançaram com as atrações. Como as amigas Joaquina, 76 anos, Shirley, 71, Terezila, 81, e Maria de Nazaré, de 80 anos, que estão na folia desde o dia anterior quando desfilaram com o Bloco “Vai Quem Quer”. Para elas, carnaval é época de extravasar. “Onde tem folia estamos juntas”, frisou Joaquina.

 

Pela primeira vez no Sesc Turismo, o casal de comerciários, Fábio Ramos Nascimento e Josefa Stefanne Silva, garantem que valeu a pena se associar. “Tiramos a carteirinha esta semana e aproveitamos a folga de carnaval para conhecer o lugar e gostamos muito daqui e da programação”, disse Josefa.

 

Também visitando pela primeira vez a unidade, Francisca Reis, dependente de comerciário, mostrou animação do começo ao fim da apresentação da banda Mixiricu e pelo destaque, ganhou um CD do grupo. “Eu vim para curtir o feriado, pois gosto mesmo é de aproveitar a vida”, afirmou.

 

Fechando com chave de ouro a programação 2013 do Sesc, na segunda carnavalesca, a Banda Som Filé se apresenta das 12 às 15 horas, com a promessa de animar os frequentadores da unidade.

 

Mais um Carnaval chega ao fim com sensação de dever cumprido para o Sesc no Maranhão. Desde o dia 25 de janeiro, os foliões comerciários e a comunidade se divertiram com a programação carnavalesca que este ano trouxe algumas novidades como o Baile de fantasia do Comerciário, que mexeu com a imaginação e a criatividade dos brincantes. Com mais de doze anos, o projeto Sesc Folia “Sua Majestade o Carnaval” promove uma festa com segurança, alegria, bem estar e muita diversão para os ludovicenses.