UNITI realiza aula inaugural do Curso de Formação Continuada

28/02/2013 às 00:00 por Viviane Franco

A manhã desta quarta-feira foi especial para 130 alunos que participaram da aula inaugural da XVIII turma do Curso de Formação Continuada/2013 da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI, que aconteceu no Auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão- UFMA.


A mesa de abertura foi composta pela coordenadora geral da UNITI, Profª Hortência Gago; a voluntária da UNITI, Marly Abdalla; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Profª Nair Portela; a diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro; a representante da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Maranhão- UFMA Marilene Sabino, Profª Drª Jacira Serra e a Profª Maria Alves Feitosa.


A professora Hortência Gago deu início à solenidade que, para ela, é mais uma forma de agradecer o apoio que muitas pessoas têm dado à Universidade da Terceira Idade, além dos parceiros como o Sesc que permitem que o projeto cresça e se desenvolva a cada dia.


Com a palavra, Marilene Sabino ressalta que a universidade é muito importante não só pela a troca de experiências, mas também pela oportunidade de fazer novas amizades, que segundo ela, é a marca registrada da UNITI.


Parceiro desde o inicio do projeto, o Sesc desempenha um papel importante na consolidação desse trabalho. Representando a instituição, a diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro, agradeceu a todos os presentes e desejou a todos um ano de sucesso aos novos alunos.


Voluntária da UNITI, Marly Abdala participa ativamente de todas as atividades do projeto e destaca que “a universidade é uma vitória para todos que fazem parte dessa grande família” – afirma.


Para encerrar a cerimônia, a professora Drª Jacira Serra, proferiu a palestra “O Idoso na Sociedade Contemporânea” que ressalta a importância dos idosos ao longo dos tempos, desde as sociedades primitivas até a contemporaneidade. Ela frisou ainda que o mundo encontra-se em um processo de redefinição de costumes e comportamentos e os idosos estão inseridos nesse contexto.


SOBRE A UNITI


A UNITI foi criada em 1996 e está ligada à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFMA, instituição que sedia as atividades do projeto, trabalhando conjuntamente com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.


O curso de Formação Continuada oferecido pela UNITI tem a duração de 1 ano, oferece 130 vagas com a carga horária de 280 horas e disciplinas básicas, como: Noções de Gerontologia, Psicologia na Terceira Idade, Turismo na Terceira Idade, Vida e Espiritualidade, Conhecendo e Sentindo o Corpo na Terceira Idade, Nutrição na Terceira Idade e Terapia Ocupacional. Além de disciplinas optativas, como: Informática, Fitoterapia, Artesanato, Modelagem em Papel, Concentração e Memória e História da Arte.


Os alunos da UNITI participam ainda de atividades físicas, como: hidroginástica, movimentos ritmos, tai-chi-chuan, ginástica na terceira idade e jogos adaptados, além da participação no canto coral, visitas a museus, cinemas, pequenas excursões e seminários integrativos.