Pequenos foliões extravasaram energia e alegria no Sesc

23/02/2017 às 13:00 por Amanda Machado

Samba, bateria, desfiles, marchinhas e blocos de rua. Essas são algumas das manifestações da cultura popular brasileira que as crianças aprendem em sala de aula que fazem parte do repertório da maior festa popular brasileira: o carnaval. E no Sesc essa aprendizado ganha contornos reais e vem repleto de alegria, diversão, cores e muito movimento. Com um dia dedicado à folia dos pequenos, o Sesc no Maranhão realizou nesta quarta (22) o Bloquinho do Mesa Brasil, para crianças de instituições sociais auxiliadas pelo Programa Mesa Brasil, e o Bloquinho Educação Infantil, para os alunos do Sesc com idade entre 3 e 5 anos. A animação ficou por conta de Lene Marques e banda.

Fantasias, adereços, confete, serpentina e sorrisos não faltaram na manhã desta quarta (22), ocasião em que crianças beneficiadas durante todo o ano pelo Programa Mesa Brasil com a doação de alimentos ganham um momento de ludicidade e brincadeira. Para muitas essa é uma oportunidade única e bastante aguardada de festejar o carnaval como relata Vera Jordão da Instituição Movila (Movimento de Mulheres da Vila Dom Luís): “o Bloquinho Mesa Brasil é muito importante para as crianças e já faz parte do nosso calendário. Além de proporcionar diversão, essa iniciativa do Sesc também permite aos pais acompanhar e vivenciar essa experiência com os filhos”, revelou.

E os alunos do Curso de Dança Criativa também caíram na folia. Os gêmeos João Gabriel e Pedro Guilherme de 8 anos não perderam a festa e logo após a aula entraram no Bloquinho. A mãe Gardênia Magalhães parabeniza o Sesc por oportunizar esse contato com a cultura popular não apenas para o comerciário, como também para a comunidade. “As ações e projetos do Sesc são um grande presente que o Sesc oferece à sociedade maranhense”, afirmou.

No período vespertino, vestidos de bailarinas, princesas, super-heróis, piratas, animais e personagens de desenhos animados, os alunos da Educação Infantil do Sesc brincaram no Bloquinho da Educação Infantil na Área de Vivência do Sesc Deodoro.

Em meio ao clima carnavalesco, muitos pais e avós reviveram a alegria do período momesco junto às crianças. A mãe de Maria Cecília, de 3 anos, conta que trocou a folga para poder participar do bailinho. “É o primeiro ano que a minha filha está no Sesc e não poderia deixar de vir! Tinha muita vontade dela estudar aqui e quero que ela aproveite tudo que o Sesc oferece”, afirmou Silvia Cristina Santos, 37 anos, comerciária.

No último ano na Educação Infantil, a mãe de Eike Felipe, de 5 anos, já está com saudade de todas as programações que seu filho compartilhou no Sesc. “O Sesc tem tudo que uma criança precisa. Gosto tanto a ponto de desejar, se pudesse, que ele não saísse da escola”, garante Cíntia de Cássia Pavão, 36 anos, autônoma.

Além da atração musical, lanche e energia positiva dos foliões, a segurança é reforçada com a distribuição dos adesivos “Papai e Mamãe de olho em mim” com nome, telefone e nome dos responsáveis. Uma forma de identificação que facilita, caso a criança se perca, ser encontrada.

A programação carnavalesca para o público infantil continua nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, das 18 às 21 horas, no Sesc Itapecuru contemplando os alunos do Projeto de Habilidades e Estudos (PHE). A festa conta com desfile de fantasias e eleição do rei e rainha do baile.

Já em Caxias a folia acontece nos dias 24 e 26 de fevereiro com Baile para a Educação Infantil do Sesc, das 13h30 às 16h30, na sexta-feira, e no domingo com a Matinê Mirim Sesc Folia, das 8 às 11 horas, na Unidade do Sesc com a animação de Jhonny Casa Nova e Banda da Bandida.