Sesc promove atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

07/03/2017 às 13:53 por Lideney Ferreira

Comemorado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher relembra a história de lutas pela valorização da mulher para conquistar seu espaço. E como forma de reafirmar a data, o Sesc realiza de 5 a 10 de março uma vasta programação para o público feminino em São Luís, Itapecuru e Caxias.

A abertura aconteceu no domingo (5), no Sesc Turismo, com apresentação do grupo Street Dance. Simultaneamente em diversos pontos da Unidade foram realizadas atividades para as mulheres.

Na entrada foram montados estandes para orientação de saúde, cuidados com a pele e massagem rápida. O Circuito Saúde e Bem Estar da Mulher composto de orientações e cuidados sobre doenças crônicas não transmissíveis com aferição de pressão arterial e teste de glicemia; prevenção às DSTs/AIDS com distribuição de preservativos; métodos contraceptivos; além de promoção de saúde bucal com distribuição de kits de higiene oral e realização da Campanha Sesc Alerta – prevenção as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

No auditório as técnicas em Ação Comunitária estavam coordenando as oficinas de Fuxico e Turbante. Na Praça do Sol, o humorista Tedd Mac divertiu o público com um stand up. A programação seguiu com sorteio de brindes para as mulheres e discotecagem.

Na segunda-feira, 6, as clientes que foram ao Sesc Saúde a tarde puderam aprender que uma mulher com a autoestima elevada é capaz de reconhecer o seu valor de forma realista, positiva, do mesmo modo que é capaz de reconhecer os seus defeitos e limitações com a palestra “Autoestima e valorização da mulher”, ministrada por XXX.

Na terça-feira, 7, é a vez das frequentadoras do Sesc Deodoro participarem de momentos instrutivos com a palestra “Princípios de empoderamento das mulheres: igualdade de gênero”, que acontece as 15 horas.

Na quarta-feira, dia 8 de março, data que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Sesc inicia o dia homenageando as funcionárias da instituição com a ministração da palestra “Celebrando a mulher e a vida”, com o professor do filosofia do IFMA, Jorge Leão, seguido de um café da manhã na sede administrativa.

Ao longo do dia uma a programação acontece no Terminal Integração Praia Grande. A ação inicia às 9 horas com a Estação Saúde e Bem Estar da Mulher composta por orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis com aferição de pressão arterial e teste de glicemia; prevenção às DSTs/AIDS com distribuição de preservativos; métodos contraceptivos; promoção de saúde bucal com distribuição de kits de higiene e a realização da Campanha Sesc Alerta com prevenção as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A partir das 16 horas, haverá apresentação do Coral do TSI Deodoro, em seguida apresentação de dança do Grupo de Trabalho Social dos Idosos do Sesc Turismo, Street Dance encerrando com Aulão de Zumba, às 17 horas.

No Sesc Turismo também será ministrada uma palestra referente a data , no dia 9, quinta-feira, com o tema “Violência contra a mulher: contexto histórico, tipos, dados e como combater”.

Na Unidade do Sesc em Itapecuru, as atividades acontecem de 6 a 10 de março com as seguintes ações: dias 6 e 7, torneio de Futebol Feminino, das 19 às 21 horas; dia 8, “Palestra sobre a violência doméstica”, com o Comandante da 8ª CI, as 16h30; no dia 9, a programação acontece no Polo Mangal Escuro com exibição do filme “Estrelas além do tempo”, às 18h30. Na sexta-feira, 10, o encerramento será no Polo Filipa, com realização do Circuito de Saúde Bem Estar da Mulher com  orientações sobre saúde bucal, hipertensão e diabetes e prevenção as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e cuidados com a pele e automaquiagem.

Em Caxias, a caminhada “Mulheres em Movimento” abre a programação às 9 horas. As participantes seguem então para a Unidade do Sesc onde acontecem as estações educativas com orientações sobre Diabetes, Hipertensão com aferição de pressão e teste de glicemia, Câncer de Mama e de Colo de Útero e Campanha Sesc Alerta – prevenção as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti finalizando com cuidados estéticos com a pele, massagem rápida e corte de cabelo. Essa ação é aberta a todo público feminino das 10 às 14 horas.

No dia 9, a palestra “Autoestima e amor próprio – As molas propulsoras para enfrentar os múltiplos papéis sociais”, visa despertar nas mulheres a capacidade de acreditar no próprio valor, enxergar-se como alguém especial e sentir-se merecedoras de suas conquistas. A palestra começa as 16 horas e é aberta ao público.