Sesc inicia campanha educativa Março Lilás

14/03/2017 às 14:47 por Lideney Ferreira

Terceiro tumor mais frequente na população feminina, o câncer de colo de útero perde apenas para o de mama e para o de colorretal e é quarta causa de morte de mulheres por essa doença no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença é o exame preventivo Papanicolau que nos dias atuais já avançou para 44% da identificação das lesões. Como forma de orientar comerciárias e funcionárias, o Sesc realiza a partir desta quinta-feira, 16, a Campanha Março Lilás, nas Unidades Operacionais.

As ações educativas ocorrem em forma de intervenção dialógica com as mulheres de cada Unidade como forma de fomentar na população feminina cuidados relacionados a prevenção do câncer de colo uterino e suscitar o reconhecimento da informação como fator preponderante na prevenção da doença.

Nos dias 16, 17, 20, 21, 27 e 28, a ação acontece no Sesc Saúde com as clientes da Unidade e funcionárias, das 8 às 14 horas. No dia 29 é a vez das frequentadoras da Unidade Sesc Turismo participarem da roda de conversa que ocorre das 9 às 13 horas.

No Sesc Deodoro, a intervenção será realizada no dia 30 em dois horários. O primeiro das 9 às 10 e depois das 16 às 17 horas, para o mesmo público. E finalizando, o dia 31 com momento de troca de informações no intervalo do almoço, 12 às 13 horas, na sede administrativa do Sesc.

No Sesc Saúde, a atividade conta com parcerias enquanto nas demais Unidades e na sede administrativa as técnicas especializadas da Unidade Móvel Saúde da Mulher intermediarão o diálogo.

Em consonância com a Diretriz nº 7, a campanha confirma o compromisso socioeducativo do Sesc em assegurar melhores padrões de vida, com elevação das condições materiais e imateriais da existência de pessoas e comunidades, com o fortalecimento da autonomia por meio da ação educativa.