Abertas inscrições para a Escola Sesc de Ensino Médio

11/04/2017 às 17:02 por Lideney Ferreira

Aprender vai muito além de estar pronto para as melhores universidades. Na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), a educação é centrada em objetivos amplos que refletem o papel social da construção de conhecimento. E para 2018, a instituição abre inscrições de 11 de abril a 5 de maio, as inscrições gratuitas para o Processo Seletivo 2018. As pré-inscrições são feitas pelo site www.escolasesc.com.br. Após essa etapa, o candidato e seu responsável legal devem dirigir-se a Unidade Sesc Administração (São Luís), Sesc Caxias ou Sesc Itapecuru, no período de 31 de maio a 06 de junho, para efetivar  a inscrição e receber  o cartão de inscrição. Ao todo são 164 vagas para todo o país, sendo que quatro são disponibilizadas para o Maranhão.

Os candidatos aptos a se inscreverem necessitam ter nascido no período que vai de 1º de janeiro de 2002 a 31 de dezembro de 2004 e estarem cursando ou terem concluído o 9º ano do  ensino fundamental.

As vagas do processo de admissão para o ano letivo 2018, serão destinadas preferencialmente para dependentes de comerciários que tenham estudado pelo menos dois terços em Escola pública ou privada como bolsista e com renda familiar bruta igual ou inferior a três salários mínimos. A escola assume todas as despesas relativas à instrução, alimentação e hospedagem do aluno, ficando sob a responsabilidade da família apenas as despesas pessoais.

O processo de admissão consiste em três etapas: na primeira, serão aplicadas provas objetivas das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, além da solicitação de uma redação; na segunda etapa, são contabilizados os pontos do candidato com base nos critérios indicados no edital; e, por fim, na última etapa, é feita a entrevista com o candidato e seus responsáveis. Os aprovados receberão bolsa de estudo integral e terão todas as despesas custeadas pelo Sesc.

O candidato que não tiver acesso à internet poderá dirigir-se a uma das Unidades do Sesc em São Luís (Sesc Administração), Caxias ou Itapecuru para preenchimento do Formulário Eletrônico de inscrição.

No site da escola Sesc www.escolasesc.com.br. estão disponíveis: o Regulamento do Processo de Admissão, o Programa das provas objetiva e de redação e lista de documentos para comprovação dos critérios referentes a renda familiar.

Informações complementares: (98) 3215.1538 (São Luís) – (99) 3521.3862 (Caxias) e (98) 3463.1200 (Itapecuru-Mirim).

ESEM

O Sesc iniciou em 2008 um projeto pioneiro na área de educação. A Escola Sesc de Ensino Médio, localizada na Barra da Tijuca, é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. Inaugurada em 19 de fevereiro de 2008, com 176 alunos, hoje a unidade opera com capacidade plena: são 500 estudantes nas três séries do Ensino Médio, que moram nas vilas residenciais, junto com professores e gestores.

As turmas têm no máximo 15 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos. O projeto pedagógico da Escola se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional.

O regime de horário integral possibilita a oferta de atividades educativas em salas de aula e extraclasse em diversos espaços externos e internos da Escola, tais como: centro de liderança, teatro, laboratórios, oficinas, salas de artes, música e dança, biblioteca e complexo esportivo.