Jornalista Andréa Oliveira lançará primeira biografia de João do Vale para crianças

23/05/2017 às 12:19 por Amanda Machado

O compositor maranhense João do Vale tem sua história contada pela primeira vez para o público infantil em “João o menino cantador”, da jornalista Andréa Oliveira, com ilustrações do artista plástico Fernando Mendonça e projeto gráfico do designer e cantor Cláudio Lima. O livro sai pelo selo Pitomba! com apoio cultural do Sesc no Maranhão. A noite de autógrafos está marcada para 1º de junho, às 18h30, na Sala de Exposições do Condomínio Fecomércio – Sesc/Senac, localizado na Avenida dos Holandeses.

 Do garoto do interior que vendia doces ao artista reconhecido como maranhense do século 20 no ano 2000, a trajetória do compositor é apresentada em prosa e nos versos das canções de João que embalam a narrativa. Nas 36 páginas do livro estão estampadas as nove imagens criadas por Fernando Mendonça especialmente para o projeto. “A presença dele estava no livro antes de ele aceitar participar. O João menino que escrevi só poderia existir de fato nas cores e formas do Fernando”, diz a autora.

 Este é o segundo trabalho de Andréa Oliveira sobre o compositor. Em 1998 ela lançou João do Vale, mais coragem do que homem, resultado da monografia de conclusão do curso de Comunicação Social (UFMA). Ela esteve próxima do artista nos meses que antecederam sua morte. “Tive a imensa alegria de poder ter o próprio João ao meu lado contando suas histórias e mostrando, orgulhoso, o chão de sua terra”, conta a jornalista e escritora. Ela acompanhou João do Vale em seu retorno a Pedreiras, para onde dizia ter voltado para “descansar definitivamente”.

 Foi contando histórias para os filhos, Pedro e Clarisse, que Andréa começou a pensar em escrever para crianças. Ela afirma que seu projeto de jornalismo literário infantil se baseia na tentativa de equilibrar dois direitos básicos da criança: o direito à verdade e o direito à fantasia. “Quis contar uma história verdadeira sem perder de vista a imaginação que habita o universo infantil, usando o recurso do ‘era uma vez’. Com o João do Vale o resultado dessa experiência foi além, porque pude pegar emprestadas a música e a poesia da vida e da obra dele.”

 João do Vale nasceu em Pedreiras dia 11 de outubro de 1933 e morreu em São Luís, em 6 de dezembro de 1996. No meio disso compôs vários clássicos da música popular brasileira, entre eles Carcará, Pisa na Fulô, Na Asa do Vento e De São Luís a Teresina e cravou seu nome na galeria dos maiores artistas brasileiros de seu tempo.

 “O apoio ao livro da Andréa Oliveira sobre João do Vale, um artista tão importante da nossa cultura, está alinhado à proposta que o Sesc no Maranhão fomenta em seu Programa Cultura, pela Atividade Literatura. Acreditamos na importância do incentivo à leitura e na valorização da cultura maranhense e por meio do desenvolvimento de ações educativas incentivamos o acesso a esse universo cultural de comerciários e da comunidade em geral ”, afirma Isoneth Almeida, Coordenadora de Cultura  do Sesc no Maranhão.

Andréa Oliveira é jornalista, especializada em jornalismo cultural (PUC/SP) e escritora. Trabalhou em jornais impressos em São Luís (O Estado do Maranhão) e em São Paulo (Jornal da Tarde e revista Época) e publicou os livros João do Vale, mais coragem do que homem (1998) e Nome aos bois – tragédia e comédia no bumba-meu-boi do Maranhão (2003). Integra as coletâneas Maranhão Reportagem (2003) e As Melhores Crônicas do Claraonline (2005). Atualmente vive em São Luís.

Fernando Mendonça é artista plástico maranhense radicado no Rio de Janeiro há 25 anos. Sua obra é marcada por pinceladas fragmentadas e sucessivas, influência da cultura popular do Maranhão, especialmente os bordados do bumba-meu-boi. No Rio, descobriu a técnica do pontilhismo e passou a retratar o cotidiano da cidade utilizando traços ondulados para pintar banhistas, ciclistas e outros personagens. Suas telas são a expressão da simbiose entre o moderno e o ancestral.

 

Agenda

Lançamento do livro infantil João o menino cantador

Autora: Andréa Oliveira

Ilustrações: Fernando Mendonça

Quando: 1º de junho, às 18h30, com pocket show de Ivandro Coêlho

Local: Sala Sesc de Exposições do Condomínio Fecomércio /Sesc/Senac –Edifício Francisco Guimarães e Souza, Avenida Holandeses, S/N, quadra 04, bairro Jardim Renascença II,

 

Texto: Celso Borges